Fotos: Cláudia Moysés
COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS REÚNE PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL
Literatura é arte literária ou pedagógica? É para divertir ou para instruir? Como levar conhecimento com significado para o aluno? Estes foram alguns dos questionamentos levantados pelo professor doutor, Carlos Augusto Baptista Andrade, da Universidade Cruzeiro do Sul, durante a palestra “Literatura Infantil e o verbo visualidade: o papel do texto e da ilustração numa perspectiva dialógica”.
O encontro ocorreu na sexta (9/10/2015), no CIDE Centro, no Tinga, dentro do 2º Colóquio de estudos Linguísticos e Literários, que contou com apresentações de artigo de servidores municipais que concluíram ou estão cursando o mestrado em Linguística. O objetivo deste encontro, que reuniu 150 pessoas, foi a troca de experiências.
“Temos que voltar nosso olhar para o que é ensinado e o que é aprendido. Fazer com que a criança pense além do texto e da imagem. Também é necessário retomar a poesia dentro da escola e proporcionar um amplo aprendizado para as crianças”, disse.
Após a palestra, foram apresentados 17 trabalhos, divididos em quatro segmentos: Estudos Linguísticos; Estudos Estilísticos; Linguística e Literatura; e Discursos Midiáticos.
A professora Elisangela Ros, que se titulou mestre na 2ª turma em Linguística, apresentou o estudo “O Subtendido na Leitura de Obras para Crianças”. “Há uma necessidade de reflexão dos docentes quanto a posição de recepção do discurso”, afirmou.
A fonoaudióloga Carla Freire, do setor de Educação Inclusiva, é uma das alunas, atualmente, do mestrado. No Colóquio, apresentou o estudo “Análise da estrutura de relatórios médicos”. “No encontro, vi a oportunidade de expor um assunto muito importante para a divisão de Educação Inclusiva. Porque ao recebermos os relatórios médicos dos alunos, verificamos que se limitam, na maioria das vezes, apenas a descrever a patologia e encaminhar a outros profissionais, não nos possibilitando conhecer melhor as peculiaridades de cada um”, explicou.
Segundo a organizadora do evento, Lindalva Gevão Nepomuceno Gutierres, mestranda em Linguística, o evento foi um sucesso. “Este espaço para discussões e reflexões sobre questões relacionadas às diversas áreas dos estudos de linguagem promove um intercâmbio entre pesquisadores e professores que se dedicam às investigações dos temas em pauta e ainda incentiva outros educadores a conhecer as possibilidades dessa área”, disse.
O mestrado em Linguística, 3ª turma, é uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Universidade Cruzeiro do Sul.