6ª FLIC é sucesso de público nas escolas e no Serramar
Mostra de Robótica é destaque com a construção de uma cadeira de rodas inteligente e um robô sensor para pessoas com deficiência visual.
O resultado do trabalho pedagógico realizado desde a Educação Infantil até o Fundamental 2, sobre o escritor paulista, Pedro Bandeira, pôde ser conferido no sábado(24) dentro da 6ª Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC). Pais e familiares conferiram de perto as várias atividades nas unidades escolares.
Livros do autor como O Dinossauro Que Fazia Au-au, É Proibido Miar, O Fantástico Mistério de Feiurinha, O Pássaro de Mil Cores, Uma Idéia Solta no Ar, entre outros, viraram encenações teatrais e musicais, jogral e também desenhos, painéis e inspiração para trabalhos com material reciclável nas escolas.
A Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), Mayra Palmares Martim de Brito, participou pela quarta vez como educadora e mãe. Mayra trabalha há quatro anos no CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt e prestigia as produções dos filhos Felipe, 6 anos, Tiago, 9 anos, Matheus, 13 anos, Isís 14 anos, que estudam na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio.
“A FLIC é um dos melhores eventos oferecido pela Prefeitura de Caraguá. É muito marcante na vida das crianças. Até hoje alunos que saíram do CEI se lembram das minhas apresentações, fantasiada de casa, de lobo, entre outras. Esse projeto enriquece o vocabulário, estimula a leitura, apresenta vários escritores e abre um universo de fantasias”, avaliou Mayra.
Já Helen Faria, mãe da aluna Gabriela Faria, 9 anos, da EMEI/EMEF Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, disse que a filha estava ansiosa para se apresentar como pássaro na peça. “Vale muito à pena estar presente neste evento, pois motiva os filhos para a vida social e a leitura. A Flic 2016 esta linda”, ressaltou.
A professora da Educação Infantil, Marcela Faria do Prado, acredita que a Feira é uma oportunidade de oferecer aos alunos o acesso a vários livros como também a leitura e ao teatro.
“A escola oferece livros que muitos não teriam acesso em casa. Isso é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças. Elas vivem com alegria e intensidade o momento de interpretarem um personagem. Levam esse entusiasmo para casa e contagiam as famílias. É muito gratificante presenciar o resultado desse trabalho”.
Literatura e Robótica – Dentro da programação da 6ª FLIC foi realizada a Oficina de Robótica com o tema acessibilidade, no Serramar Shopping. Alunos das 11 unidades escolares de Fundamental 2, que participam do projeto Robótica, apresentaram protótipos construídos especialmente para a Feira.
A maioria optou por construir uma cadeira de rodas inteligente, ou seja, que evita ou é capaz de superar obstáculos e assim proporcionar maior segurança para as pessoas cadeirantes.
A equipe do setor de Informática da secretaria de Educação idealizou um robô sensor para pessoas com deficiência visual. A pequena máquina pode ser carregada dentro do bolso e avisa por meio de um sensor ultrasônico, que apita, quando a pessoa se afasta da linha guia ou chega muito próximo a ela.
O prefeito Antonio Carlos visitou a Mostra de Robótica e ficou entusiasmado com o que presenciou.
“Uma das nossas prioridades no Governo Municipal é a Educação. Esse projeto de Robótica une duas coisas fundamentais no mundo de hoje – a tecnologia e a Matemática. Tenho certeza que todo esse aprendizado fará a diferença na vida de vocês e na vida de Caraguá, no futuro. Agradeço a todos os professores e aos alunos pelo empenho e por essa Feira maravilhosa”, declarou o prefeito.
A secretária de Educação, Marta Regina de Oliveira Braz, também ressaltou a dedicação das equipes gestoras, professores, ADIs e alunos pelo primor das produções nas unidades escolares e no shopping.
“Temos muito trabalho pela frente e sempre pensando no sucesso do aluno. Porque quando ele está feliz, quando ele está empolgado, quando ele está motivado, o aprendizado se concretiza”, afirmou a secretária.