Fotos: Cláudia Moysés
Musical sobre obra de Toquinho é sucesso entre crianças e ADI’s
Espetáculo foi baseado na Declaração Universal dos Direitos das Crianças, aprovada pela ONU
A história de um reino com uma Rainha “Má”, crianças sendo chamadas de “Coisinha” e um Primeiro Ministro com ambições de sobra, inclusive de ser o mais “lindão”, encantou os alunos de 11 Escolas em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino e os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI’s), ontem (7/11), à tarde e à noite, no Teatro Mario Covas, no Indaiá.
O espetáculo musical “Canção dos Direitos da Criança” da autora e diretora, Cala Candiotto, estreou em setembro em São Paulo e foi baseado no álbum homônimo do cantor e compositor Toquinho, em parceria com Elifas Andreato, baseado na Declaração Universal dos Direitos das Crianças, aprovada pela Organização das Nações Unidas, em 1959.
Para elaborar a peça, a autora pesquisou a Declaração e suas origens e descobriu o trabalho de Eglantyne Jebb. Foi essa senhora, de família rica, quem escreveu a primeira versão dos direitos da criança e norteou a história.
“Queria mostrar às crianças que, algum dia, alguém fez algo para mudar a situação de humilhação e abuso infantil, mas, como o tema é difícil, teria de encontrar uma forma leve e divertida de fazer isso”, disse Candiotto.
A diretora acertou em cheio para repassar a mensagem da importância e o significado dos direitos da criança de forma irreverente e divertida.
“Achei muito legal o teatro, porque mostra que as crianças são desrespeitadas, mas elas têm seus direitos”, afirmou Michelle Nardone da Silva, 10 anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio.
O musical reserva uma boa surpresa ao final, a rainha “má” não era tão “má” assim, ela reencontra seu filho perdido e ainda cuida dos seus companheiros de rua. Parte que a aluna Serena Ayaka, Isuchiya, 10 anos, mais gostou.
As educadoras, Rafaela Silvestre, 24 anos, Dina Rodrigues, 44 anos e Ereni dos Santos, 37 anos, ADI’s do CEI/EMEI Prof. Francisco de Assis Carvalho (Perequê Mirim), disseram que aprenderam se divertindo e saíram com outro olhar sobre o trabalho com as crianças. “Às vezes, chamamos a criança de princesa ou por um apelido e ela tem nome. Chamar a criança pelo nome é muito importante para ela”, destacou Rafaela.
A colega de profissão, Gislene Nilos, 43 anos, do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros (Travessão), disse que “foi muito bom sair da rotina para assistir a esse espetáculo maravilhoso”.
Ficha Técnica – Com músicas de Toquinho e Elifas Andreato, o espetáculo tem texto e direção de Carla Candiotto, cenário e figurino de Marco Lima, luz de Wagner Freire e direção musical e arranjos vocais de Daniel Rocha. O elenco reúne Carol Badra (Rainha), Fabiano Medeiros (Menino), André Dias / Edgar Bustamante (Faxineiro e Primeiro Ministro), Roberson Lima (Coisinha), Carolina Rocha (Coisinha), Lucas Cândido (Coisinha), Renata Airoldi (Coisinha) e Thiago Ledier (Coisinha).