Foto: Cláudia Moysés
Equipe da Secretaria de Educação de Caçapava visita Caraguá
A equipe do município vizinho veio conhecer o trabalho de Educação Inclusiva de Caraguatatuba
A secretária de Educação, Marta Regina de Oliveira Braz, e a coordenadora do Apoio Pedagógico, Rosimeire Simões, recepcionaram as supervisoras Martha Beatriz Cantanhede e Simone Azevedo, a psicóloga Camila Drumond e a psicopedagoga Girlene Lira, da Secretaria de Educação de Caçapava, nesta terça (9/11).
A equipe do município vizinho veio conhecer o trabalho de Educação Inclusiva de Caraguatatuba. Na parte da manhã, o grupo foi até o Centro de Referência para Inclusão Escolar-CRIES Centro e o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), acompanhado da fonoaudióloga e coordenadora do setor de Educação Inclusiva, Carla Freire.
Os CRIES (Centro, Sul e Norte) são destinados aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais das escolas municipais e visam potencializar o desenvolvimento e funcionalidade destes, com atendimentos e projetos nas áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Fonoaudiologia e de Atendimento Educacional Especializado.
O CIAPI foi inaugurado, em abril desse ano, para proporcionar aos frequentadores, atividades de caráter social, educacional, cultural, de esporte, lazer e saúde. Também tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades, a funcionalidade humana, o envelhecimento ativo e a participação social de seus usuários.
Na parte da tarde, a equipe também teve a companhia das supervisoras de Caraguá, Camila Vicentini e Rosangela Longrova, e conheceu o CEI/EMEI Prof. Francisco de Assis Carvalho (CIDE Sul – Perequê Mirim), o Centro Integrado de Atividades Sociais, Culturais e Esportivas (CIASC), onde são desenvolvidas as atividades do contraturno da Escola em Tempo Integral (ETI) da EMEF Prof. Euclydes Ferreira (CIDE Sul) e o Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas (CIASE Travessão), onde os alunos da ETI da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira fazem as atividades do contraturno.
“Ficamos encantadas pelo trabalho da Educação Inclusiva apresentado pelas professoras de Caraguá, no 1º Encontro do PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa), nos dias 3 e 4 deste mês, em São José dos Campos. Prontamente a coordenadora do Apoio Pedagógico, Rosimeire Simões, agendou essa visitação aqui. Chegar ao patamar de Caraguá é o que sonhamos para Caçapava”, disse Martha Cantanhede.
A colega Girlene acrescentou que não foi preciso viajar até muito longe para conhecer uma ação política pedagógica na Educação, como deveria ser em todo país. Já Camila Drumond destacou a estrutura física das escolas municipais e a disponibilidade dos profissionais daqui em repassar experiências e informações importantes para Caçapava.
“Vimos o entusiasmo, a competência da equipe de Caraguá e o resultado desse trabalho, na prática. E, principalmente, a vontade política de ter uma educação de qualidade”, completou Simone.
Ao final da visita, a secretária de Educação e a coordenadora do Apoio Pedagógico de Caraguá colocaram-se à disposição para outros encontros e repasses de informações.