Fotos: JC Curtis
O Teatro Mario Covas abriu as portas na quinta (10/11), à tarde, para receber os alunos do Projeto Guri, que comemora, este mês, quinze anos de existência.
A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Zenaide Bicudo Vernizzi, agradeceu a especialmente a coordenadora do projeto, Ariadne Melo, e a todos os alunos, ex-alunos e professores. “Temos muito orgulho do Projeto Guri, que é sementeira para outros projetos como a Camerata e da Orquestra Sinfônica”, disse.
Ariadne Melo, 67 anos, recebeu homenagem especial dos alunos e durante a apresentação da orquestra, um vídeo com seu depoimento sobre a trajetória do Guri foi exibido.
A microempresária Cláudia Borsatti é fã do Projeto Guri desde de que os dois filhos começaram a fazer aulas de música. Tiago Augusto, 12 anos, aprende viola clássica, e Pedro Henrique, 10 anos, violino. “Eles passaram a gostar de música, inclusive a Clássica. Ficaram mais calmos, mais atentos. O Guri é uma escola maravilhosa para as crianças”, ressaltou.
A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues levou o 3º anos C, da professora Maria de Oliveira e o 2º ano B, da professora Kamilla Rodrigues para a apresentação. A aluna Gabriela Pardim, 8 anos, que está aprendendo eufônio (bombardino) gostou muito de sair da rotina da escola e ir ao teatro.
“Muito legal ver os músicos tocando os instrumentos no palco. Um dia também quero me apresentar assim”, disse a menina que tem aulas com Jesus Salatiel, coordenador da escola de música da Banda Municipal e maestro da Banda Sinfônica Jovem de Caraguatatuba.
Os alunos do 1º, 2º e 3º anos, da EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin também marcaram presença. Foram acompanhados da diretora Ana Paula Campelo de Souza e das professoras Nilza Costa e Daniele. A Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Bruna Santana do Prado, 27 anos, também estava com o grupo. Ela entrou para o projeto com 12 anos e ficou até os 18 anos. “Fui da primeira turma e comecei tocando flauta e hoje toco trompete. O projeto me proporcionou disciplina e uma visão diferenciada em relação à música. Abriu meu horizonte cultural”, declarou.
O Projeto Guri oferece aulas gratuitas de violoncelo violino, viola clássica, contrabaixo acústico, flauta, clarinete, trombone, percussão, saxofone, trompete, eufônio e canto coral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3897-5660 ou na sede da Fundacc, Rua Santa Cruz, 396.