Fotos: Luís Gava/PMC
Saúde de Caraguatatuba terá reforço de 125 profissionais para o atendimento à população
A Prefeitura de Caraguatatuba vai ampliar suas equipes do programa – Estratégia de Saúde da Família (ESF) – responsável pelo atendimento da comunidade nos bairros da cidade.
Por determinação do prefeito Aguilar Junior, a Secretaria de Saúde contratou 7 médicos, 7 enfermeiros, 14 auxiliares de enfermagem e 7 agentes administrativos. Ampliando de 24 para 29 as equipes, em menos de quatro meses de administração.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que receberão as novas equipes são: Perequê-Mirim, Porto Novo, Tinga, Jaraguazinho e Centro. Além disso, as equipes do Perequê-Mirim e do Morro do Algodão serão complementadas com mais profissionais.
Cada equipe do ESF é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e um agente administrativo.
Outra medida adotada pelo prefeito para melhorar o atendimento à população é a reorganização da Rede Básica. Enfermeiros gerentes e agentes administrativos, concursados da Prefeitura, atuarão dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No início do ano, as unidades contavam apenas com funcionários da empresa terceirizada.
E-SUS
Já o sistema E-SUS, programa que alimenta todos os dados dos pacientes do município, já começou a ser implantado nas Unidades.
De acordo com o secretário de Saúde, Amauri Toledo, os dados dos pacientes ficavam armazenados apenas na secretaria e muitas vezes não eram atualizados, ocasionando perdas de verbas do Ministério da Saúde.
“Nossa proposta é que tudo isso seja feito na UBS, que já tem o contato direto com o paciente. Todo esse trabalho será feito pelo Agente Comunitário de Saúde, que vai para a rua com um tablet e preenche os dados”, destacou Toledo.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, nos próximos dias será publicado o edital para contratação, via processo seletivo, de 80 Agentes Comunitários de Saúde.
“Já chamamos diversos profissionais do concurso público e agora teremos o processo seletivo dos ACSs. Queremos proporcionar um bom atendimento à nossa população. Em Saúde, o dinheiro não é gasto e sim investido”, ressaltou.