Fotos: Divulgação
Legenda: Contadores de história da Fundacc animam detentos
Pelo menos 30 presos do Centro de Detenção Provisória Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira (CDP), de Caraguatatuba, participam, nesta quinta-feira (25), dentro da 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, de um espetáculo de teatro e apresentação de canto e coral. A montagem foi feita pela equipe da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba .
A peça “O Reflexo do Espelho Estrangeiro e a Esperança de um Povo Brasileiro” foi desenvolvida pela professora Bruna Guimarães que há três semanas ensaia com 10 detentos. Eles farão a abertura do evento às 9h.
Segundo a professora, esse experimento partiu de uma roda de conversa sobre algumas questões, por exemplo: o que é o crime? qual sua origem no Brasil? Como reagir de forma positiva dentro de uma situação negativa?
“Assim fomos traçando um desenho do que queríamos falar. Pois acredito que para sair de uma situação da qual não queremos permanecer, é necessário entender o porquê chegamos até ela. Filosofar e depois expressar”.
De acordo com o coordenador de teatro Heron Carrillo a fundação pretende fazer com que os detentos usem seu tempo para ter contato com atividades artísticas, diminuindo o número de presos que após obter a liberdade acabam cometendo um novo delito. “É o teatro e a Fundacc usando a arte como ferramenta de pura cidadania” ele completa.
Canto e coral
Outra participação importante feita pela Fundacc é levar o canto e coral para os detentos, sendo que 20 deles farão uma apresentação especial na Jornada da Cidadania.
De acordo com a coordenadora da Fundação, Mara Amaral, “através de habilidades que os próprios participantes já traziam, desenvolvemos o experimento mesclado de canto, jogo de capoeira, música e interpretação”
.
Na formatura, eles apresentarão a música Raridade, de Anderson Freire, sendo que um detento estará no viola e outro na percussão. O trabalho foi desenvolvido em quatro ensaios e ainda envolve toda uma movimentação corporal .
A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca a importância da parceria com a o CDP como forma de levar cultura e educação para os presos. “Essa é uma parceria salutar e esperamos levar muito mais cultura para essa população”.
Jornada
A Jornada da Cidadania é um evento que abre as portas da unidade prisional para a sociedade civil e entidades parceiras. Ela será realizada das 9h às 16h, quando serão realizados um mutirão de atendimentos nas áreas da saúde, da cidadania e do judiciário.
No dia, irá ocorrer a formatura de 30 detentos que concluíram o curso do PET (Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania). A cerimônia acontecerá no período da manhã e irá contar com beca e outras formalidades comuns à ocasião.
À tarde, o grupo “Contadores de Histórias” da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) irá levar entretenimento à população carcerária por meio de histórias, lendas e causos. Dois atores irão falar sobre aspectos da vida caiçara de forma divertida e descontraída.
No quesito cidadania, estão previstos a expedição de mais de 400 documentos entre RGs, CPFs e Certidões de Nascimento para os presos provisórios.
Uma exposição de 35 telas (22,5 x 16,5 cm) pintadas pelos próprios reeducandos irá compor parte do cenário da Jornada. Ao final do evento, convidados serão presenteados com as pinturas.
Cronograma de atividades
9h às 16h – Confecção de RGs, CPFs e Certidão de Nascimento
9h às 16h – Apresentação dos trabalhos dos reeducandos – curso do PET
Pavilhão de Trabalho
9h – Cerimonial de Abertura
10h – Teatro – Fundacc
10h45 – Formatura dos alunos do curso de PET
13h30 – Palestra – Qual é o seu Fruto – Funap
14h30 – Workshop Fundacc
Pavilhão Escolar
9h – Palestra Caef
9h às 12h – Palestra “Apresentando projeto pinturas em telas” – Fundacc
9h às 16h – Atendimento de saúde, exames específicos como aferição de pressão arterial, glicemia, entre outros
10 às 16h – Atendimento Jurídico
13h30 – Contadores de Histórias – Fundacc
14h30 – Palestra Narcóticos Anônimos
14h30 – Palestra “DST/AIDS”