Fotos: Luis Gava/PMC
Pelo quarto ano seguido a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), realiza a “Hora do Mamaço”, iniciativa que incentiva o aleitamento materno exclusivo até no mínimo seis meses de vida.
O evento acontece no próximo sábado (05/08), às 14h, na Praça Cândido Mota e faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno comemorada em 150 países, desde 1992, entre os dias 1 e 7 de agosto, que foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a coordenadora do Ceami, Ana Cláudia Tripac, a amamentação traz diversos benefícios ao bebê. “O leite materno é o melhor alimento para a criança, é completo, reduz o risco de doenças respiratórias, gastrointestinais e alergias e ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança”, afirmou.
Além disso, Ana Claudia declarou que não são apenas os bebês que são beneficiados com a amamentação. “Isso também promove a saúde da mulher. Quem amamenta tem menos risco de desenvolver câncer de mama, ovário e ter depressão pós-parto. Além de promover uma interação profunda entre mãe e filho, o que é importantíssimo”, disse.
A “Hora do Mamaço” acontece desde 2014 e neste ano haverá uma homenagem às mães, realizada pelo Coral da Secretaria de Educação. Serão sorteados ao público camisetas da campanha e carregadores de bebê, conhecidos como baby sling. A previsão é que 150 pessoas compareçam ao evento.
Segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, a porcentagem de crianças até seis meses que receberam o aleitamento exclusivo no Brasil aumentou 16% nos últimos 10 anos, atingindo a marca de 91%.