Fotos: Divulgação
No período de recesso escolar da rede municipal de Caraguatatuba, os coordenadores pedagógicos colocaram a mão na massa juntamente com as equipes de professores do Apoio Pedagógico e Supervisão. Consolidaram um mapa de ações realizadas no primeiro semestre e, a partir daí, traçaram um planejamento de ações para o segundo semestre letivo.
“Este ano teremos o cálculo do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Então, as equipes gestoras estão focadas em traçar metas nas experiências, habilidades e competências de aprendizagem a serem desenvolvidas com os alunos para alcançarmos ótimos resultados”, explicou Márcia Paiva, diretora da Divisão de Ensino.
As reuniões discutiram experiências, habilidades e competências de aprendizagem para o fortalecimento do trabalho pedagógico nas unidades escolares, que nortearão os conteúdos até o término do ano.
O IDEB foi criado em 2005 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado do ensino básico no Brasil – anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É calculado de forma a combinar dois indicadores importantes: o aprendizado e o fluxo escolar.