Foto: Talita Fernanda/PMC
Cerca de 20 tatuadores participaram da palestra “Tatuagem e Piercing – Aspectos legais e boas práticas”, ministrada pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, nesta terça-feira (05/08) na Videoteca Lucio Braun.
O palestrante, fiscal de Saúde Pública, Fernando Gonçalves Cervantes, afirmou que o principal objetivo da palestra foi a divulgação dos aspectos legais e das boas práticas para evitar a contaminação de doenças como HIV, Sífilis, Herpes e Hepatites B e C.
“Já temos em Caraguatatuba 20 estúdios vistoriados e registrados pela Vigilância Sanitária. Nestas vistorias, estamos sempre em busca da biossegurança e assepsia, voltadas ao conjunto de medidas preventivas destinadas a reduzir o risco de transmissão de doenças infecciosas”, explica Cervantes.
Entre as principais medidas preventivas que devem ser tomadas pelos profissionais da área estão assepsia geral; estrutura física adequada; higienização das mãos; equipamentos de proteção individual; curso de capacitação e atualização; descarte correto dos resíduos de saúde; equipamentos, tintas, insumos e demais produtos adequados e usados com atenção redobrada ao prazo de validade.
O fiscal de Saúde Pública destacou que é proibido o funcionamento de cabines de tatuagem e piercing em sótãos e porões, assim como em edificações insalubres e a execução ao ar livre. O ambiente funcional deve ser livre de objetos estranhos para facilitar a limpeza e organização.
Conforme Lei Estadual n. 9.828/1997, é proibida a realização de tatuagens e aplicação de bodypiercing em menores de 18 anos. Se flagrado, o tatuador será autuado pela prática ilegal.