Foto: Cláudio Gomes/PMC
Durante três dias (29, 30/9 a 1/10), operadores de viagens do Peru e Uruguai puderam visitar, desfrutar e se encantar com as belezas de Caraguatatuba.
O grupo veio por meio de uma iniciativa da Embratur, que organizou o famtour por algumas cidades do Litoral Norte após a 45ª edição da ABAV EXPO, uma feira voltada para agentes e operadores de turismo.
O objetivo do famtour é apresentar o produto turístico ao agente ou operador de turismo, para que ele possa conhecer e oferecer o destino aos seus clientes.
A programação para Caraguatatuba, elaborada pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), em parceria com a Secretaria de Turismo, buscou contemplar todos os aspectos da cidade para dar uma ampla visão de tudo o que cidade oferece.
O grupo realizou visitas técnicas em hotéis e conheceram alguns restaurantes locais, pontos turísticos como o Morro Santo Antonio, a Feira de Artesanato e a Praça Cândido Mota, além de diversas praias, com parada final na Martim de Sá – onde puderam aproveitar um divertido passeio de banana. Os operadores prestigiaram também nossa cultura local com apresentação da Banda Carlos Gomes e Coral Água Viva.
A peruana Sandra Inti, da American Reps, contou que a oportunidade de conhecer os arredores de São Paulo foi muito produtiva, pois com isso é possível explorar novos destinos para o seu público que viaja a negócios. “Temos muitos passageiros de corporativo que acabam indo para o Rio de Janeiro, mas agora temos um novo produto a oferecer, mais próximo da capital e com muitas coisas para se explorar. Eu gostei muito da cidade”, destacou.
Representante da Azul Viajes, a uruguaia Maria Victoria, também aprovou o destino. “Nossa ideia é fazer parcerias com os hotéis locais e oferecer aos nossos clientes que vem a São Paulo, opções de pacotes de 2/3 dias. Amei as praias, a receptividade do povo, a estrutura e a feijoada com pagode”, enfatizou.
Experiência positiva para Caraguatatuba
Para Sandra Abril, presidente do Comtur, o feedback foi extramente positivo. “Essa foi a primeira vez que Caraguatatuba recebeu um famtour e com certeza foi uma experiência ótima. Pudemos aprender e com certeza a ideia é melhorar e investir nesses programas. A cidade só tem a ganhar com isso”, comentou.
O chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos, Marcelo Suckow acompanhou os operadores durante todos os dias da visita e acredita que isso é resultado do investimento da administração no setor de Turismo. “Temos participado de muitas feiras e isso nos abriu um grande leque de contatos, inclusive estreitou nosso relacionamento com a Embratur. O prefeito Aguilar Junior entende que esse é o caminho para que possamos trabalhar um turismo mais efetivo na baixa temporada”.