Fotos: Luís Gava/PMC
Setores de hospedagem, alimentação e entretenimento participaram ontem (25/10) do Seminário Turismo do Futuro, realizado na Fundacc, que reuniu mais de 50 pessoas para a palestra proferida pelo jornalista especializado em Gestão de Mídias Digitais e professor do Sebrae, Fabiano Porto.
Ele falou sobre “O novo turista conectado e o consumidor na era digital” e “Aprenda a usar as mídias sociais a favor do seu negócio”.
Abriram o evento os secretários de Turismo, Cristian Bota, e o vice-prefeito e secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Capitão Campos Júnior, que falou sobre a importância de a cidade estar preparada para o turismo. “Nosso município deve saber acolher bem e para isso deve conhecer o turista”.
Campos Júnior discorreu brevemente sobre as ações do governo Aguilar Junior no sentido de preparar o município para o futuro, destacando o programa de regularização, que em uma primeira fase foi voltada à questão fundiária, mas em uma segunda fase será voltada aos comércios.
O vice-prefeito também falou sobre o trabalho que vem sendo realizado para melhoria dos serviços de saneamento e definição de uma Agência Reguladora dos serviços na região. Lembrou ainda que, na área da segurança, a Prefeitura aumentou em 50% o número de policiais em Atividade Delegada, medida que vem contribuindo na queda dos índices de criminalidade no município.
Outras medidas que beneficiam diretamente a cidade e o turismo também foram destacadas por Campos Junior: a contratação de guarda-vidas temporários para o verão, a implantação de medidas de segurança na malha viária e a duplicação da ponte do Getuba, para aumentar a mobilidade na Região Norte.
Turista do Futuro
Para o jornalista Fabiano Porto, o turismo é a forma mais eficiente de levar infraestrutura e desenvolvimento de forma sustentável. “Estamos vivendo uma nova era tecnológica e temos que nos preparar para receber esse turista que está conectado com o mundo, tornando-o um cliente fidelizado, ou seja, um cliente que voltará à cidade e que irá indicar aos amigos os passeios, o hotel, os restaurantes que frequentou”.
Fabiano lembra que hoje, o acessório que o turista considera essencial para a viagem é o seu smatphone e que, em viagem, o turista usa uma média de 3 horas por dia o seu aparelho para estar conectado, enviando fotos e transmitindo opinião a respeito de sua viagem.
“No passado, as pessoas buscavam na internet informações sobre roteiros de viagem. Depois, passaram a fazer suas reservam pela internet. Num terceiro momento, utilizaram comparadores de preços e agregadores de serviços. Hoje, um grande número de pessoas considera importante o depoimento de outras para definir seu roteiro de viagem”, conta o palestrante.
Na avaliação de Fabiano Porto, esse é o momento em que o proprietário de um negócio perde o poder sobre seu produto e passa esse poder para seu próprio cliente. “Por isso é tão importante entendermos esse momento e estarmos preparados para atender da melhor forma possível”.
O evento foi organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Turismo, Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP), Conselho Municipal de Turismo (Contur) e Tec Triade Brasil, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), Fundação Dom Cabral, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores)/São José dos Campos e Região, Sebrae/SP, Zmiles e Nama.