Fotos: Cláudio Gomes/PMC
A Marinha do Brasil comemorou hoje o Dia Nacional do Amigo da Marinha com uma cerimônia realizada na Capitania dos Portos em São Sebastião.
Na oportunidade, foram agraciados com a medalha “Amigo da Marinha” 15 personalidades, entre elas, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e o servidor público da Seção de Patrimônio Imobiliário, Marcos Felipe de Souza.
Caraguatatuba realizou este ano o processo de doação de áreas públicas municipais à Marinha do Brasil, destinadas a construção de 32 unidades residenciais para cabos e sargentos da Capitania dos Portos de São Sebastião e instalação de uma patromoria, que é um local apropriado para atração das embarcações da Delegacia Fluvial.
A área destinada à construção da patromoria fica na praia da Tabatinga, Região Norte e a Vila Naval será construída no Pontal de Santa Marina.
“Me sinto honrado em receber a homenagem de uma instituição militar tão respeitada. A parceria com a Marinha do Brasil servirá para acolher militares e seus familiares e será um diferencial para que seus integrantes escolham Caraguatatuba como área de atuação”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Já o servidor público Marcos Felipe de Souza disse que sempre importante apoiar instituições. “Ainda mais quando se trata de Marinha do Brasil, que tem uma base muito forte na região. Estivemos no trabalho para acelerar o processo de doação da área que servirá para a futura Vila Naval”, destacou.
Segundo o Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, Capitão de Fragata Luís Antonio Anídio Moreira, a presteza com que a Prefeitura atendeu a uma antiga solicitação da Capitania dos Portos estreita ainda mais os laços entre a Marinha e o município. “Ficamos felizes diante da sensibilidade do prefeito Aguilar Junior e por isso, somos muito gratos à Caraguatatuba”.
Estiveram presentes à cerimônia diversos secretários municipais de Caraguatatuba, bem como os vereadores Tato Aguilar, Aguinaldo Butiá, Fernando Cuiú, De Paula, Dênis Guerra
Honraria
A Medalha “Amigo da Marinha” foi criada em agosto de 1966, para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.