Fotos: Cláudio Gomes/PMC
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) completou ontem (22/11), sete anos de atividade em Caraguatatuba. Neste período, a equipe realizou 101.243 atendimentos, sendo que as ocorrências mais frequentes são fraturas e traumas devido a acidentes.
Fundado no município em 2010, o SAMU conta atualmente com seis ambulâncias sendo uma de Suporte Avançado de Vida; três Unidades de Suporte Básico de Vida e duas para reserva técnica.
A equipe é composta por sete médicos, 23 profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem), um agente administrativo e um estagiário administrativo.
Esses profissionais passam por capacitações e atualizações de procedimentos de urgência e emergência, simulados e recertificações coordenados pelo Ministério da Saúde.
Para o coordenador do SAMU, Marcelo Santana, é indescritível a sensação de salvar uma vida. “Não consigo explicar. Cada um de nós, médicos e enfermeiros do SAMU, temos um sentimento diferente. Mas é claro que é algo fantástico. Nós nos importamos com a saúde de cada pessoa que atendemos. É incrível sair na rua e ser cumprimentado por uma pessoa que eu consegui salvar a vida. Quando faço um resgate, fico sempre na expectativa para ter notícias sobre o paciente”, afirmou.