Fotos: Gustavo Grunewald/PMC
Ampliado no segundo semestre de 2017, o Ambulatório de Tratamento de Feridas do Centro de Especialidades Médicas (CEM) registrou um aumento de 90% nos atendimentos em setembro e outubro, segundo relatório da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba.
Em agosto deste ano, antes da reinauguração do ambulatório, foram registrados 1356 atendimentos. Já em setembro e outubro, a Secretaria de Saúde detectou 2523 e 2573 atendimentos respectivamente.
Segundo a gerente administrativa do CEM, Nádia Maia, o aumento de atendimentos ocorreu devido à ampliação do ambulatório e ao bom serviço prestado pela equipe de enfermagem. “É importante o trabalho da equipe de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que devem divulgar os serviços prestados pelo ambulatório e encaminhar os pacientes para o tratamento. A população deve procurá-los com a certeza de que serão bem atendidos”, afirmou.
De acordo com a enfermeira Dayana Alves, o ambulatório trabalha com curativos de alta tecnologia. “Nós utilizamos curativos de grau 2, específicos para feridas crônicas. Eles são de alta tecnologia e muito mais resistentes que os materiais de grau 1, utilizado para o tratamento de feridas agudas. Com esses materiais é possível que uma pessoa que tenha uma ferida de muitos anos possa ficar curada com um tratamento de apenas quatro ou cinco meses”, ressaltou a enfermeira.
O Ambulatório de Tratamento de Feridas fica no Centro de Especialidades Médicas, na Avenida Maranhão, nº 421, no bairro Jardim Primavera.