Fotos: Divulgação
Caraguatatuba é um dos 36 novos municípios do Estado inseridos no programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
Representando a Prefeitura, o vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Capitão Campos Junior, participou nesta terça-feira (12/12) da cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para a assinatura dos convênios para obtenção de recursos que deverão ser aplicados em melhorias viárias e ações de educação no trânsito.
Além de Caraguatatuba, mais 35 municípios assinaram os convênios, que firmam parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Detran, no programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Agora, 103 cidades do Estado estão envolvidas na campanha.
Os convênios fornecem auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária em cada uma das cidades selecionadas para participar do programa. O apoio financeiro, proveniente das multas aplicadas pelo Detran-SP, visa a realização de ações com foco na redução de fatalidades causadas por acidentes de trânsito em todo o Estado.
O que é o Movimento Paulista
Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito envolve também a sociedade civil, com o apoio de empresas – Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, CNseg, ProSimulador e Raízen – e do Centro de Liderança Pública (CLP).