Fotos: Luis Gava/PMC
Segundo relatório da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, a Divisão de Saúde Bucal atendeu 20.284 pessoas nos dois primeiros quadrimestres de 2017, uma média de 2.500 munícipes por mês.
Dentre esses atendimentos, 4 mil foram de urgência e emergência e 36 mil procedimentos odontológicos foram realizados, tais como restaurações; exodontias, pulpotomias, selamento provisório, raspagem coronária, profilaxia, aplicação tópica de flúor, retira de ponto e visitas domiciliares.
As equipes de Saúde Bucal realizaram também 5 mil consultas odontológicas programáticas, que é aquela em que o exame clínico odontológico do paciente é realizado com finalidade de diagnosticar problemas e se necessário, traçar um plano de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Vale lembrar que a Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu 12 novas cadeiras odontológicas que serão instaladas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Atendimento odontológico em escolas
Foram atendidos 4 mil alunos da rede municipal de ensino nos consultórios odontológicos dentro das escolas, sendo 31 atendimentos emergenciais e 6.644 procedimentos odontológicos foram realizados, como restaurações; exodontias, pulpotomias, selamento provisório, raspagem coronária, profilaxia e aplicação tópica de flúor.