Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Nesta sexta-feira (24/11), a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, entregou mais 18 kits para bebês às futuras mamães carentes, encaminhadas pelos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS).
O Fundo Social de Solidariedade presta apoio às gestantes, que participam dos programas oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, contribuindo com peças para o enxoval do recém-nascido, arrecadadas por meio de parcerias e doações.
“Primeiramente quero desejar um Natal cheio de paz e alegria e um 2018 com muita saúde a todas. Nosso propósito aqui na entrega do enxoval é oferecer carinho e orientação a vocês, nesse momento tão importante na vida de toda mulher”, declarou.
Duas líderes da Pastoral da Criança da Paróquia Santo Antônio, Julia de Fátima Umbelino e Sandra Maria Salles Bachi, também conversaram com as grávidas sobre o trabalho da organização não governamental, voltada para a saúde, educação, nutrição e cidadania, que tem o objetivo o de promover o desenvolvimento integral das crianças.
“A Pastoral trabalha nos bairros visitando as famílias e informando os cuidados com os bebês de zero a três anos e crianças até seis anos. Uma vez por mês promovemos uma roda de conversa com todas. A parceria com a Prefeitura é importante, pois acreditamos no trabalho de uma rede de proteção à primeira infância. Ano que vem, nosso lema será “0% de Violência e 100% de Ternura”, contou Júlia.
A mãe Vitória Silva 19 anos, levou o filho recém-nascido, Kennedy Henrique, na reunião. “Estou desempregada e não tinha dinheiro para comprar um enxoval. Para mim esse kit é um ótimo presente”, disse.
Grávida do segundo filho, Nurrier Cagila Nunes, 25 anos, também comemorou a doação. “Tenho uma menina de três anos e agora vem um menino”, contou.
A partir de janeiro, as gestantes participarão de um ciclo de três palestras sobre maternidade, primeiros cuidados com a criança e aleitamento materno para, então, receberem o enxoval.