Fotos: Luís Gava/PMC
Alunos da rede municipal de ensino, que integram a Câmara Jovem de Caraguatatuba foram recebidos nesta terça-feira (12) pelo prefeito Aguilar Junior no gabinete.
A visita foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar, que orientou os vereadores mirins a tirarem dúvidas, sugestões, críticas e pedidos.
Os estudantes abordaram com o prefeito a ampliação da rede de esgoto, reforma nas escolas, construção de Unidades Básicas de Saúde, entre outros assuntos.
“Muitos já têm a rede de esgoto, mas não efetuam a ligação. A Prefeitura tem enviado cartas solicitando a ação. Para o próximo ano, a Sabesp informou que fará obras para estender a rede de esgoto em parte do Pegorelli, Perequê-Mirim, Golfinho, Jardim Terralão, Jaraguazinho, Martim de Sá e Jardim Adalgisa”, contou.
Sobre as unidades escolares, o prefeito confirmou o término das obras das creches no bairro Golfinhos e Pegorelli e o recebimento de verba estadual para execução do projeto turístico do Mirante do Camaroeiro.
Além disso, comentou os projetos de iluminação na subida do Morro Santo Antônio e de 4 km da serrinha entre os bairros Casa Branca e Olaria, além da ampliação do número de câmeras de segurança no município.
Aguilar Junior sugeriu que os vereadores mirins acompanhassem um pregão eletrônico para entenderem como é feito um processo licitatório para compra de bens e serviços. Também que pesquisassem em suas respectivas unidades escolares e bairros as reivindicações da comunidade para que sejam encaminhadas à Prefeitura por meio de indicações, durante as reuniões da Câmara Jovem.
A aluna Agda Guilherme, 12 anos, do 7º ano da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim disse que o encontro foi válido para entender um pouco sobre o trabalho do Executivo. “Conheci alguns projetos que o prefeito já colocou em prática e as propostas que tem em mente para a nossa cidade. Foi bem esclarecedor e interessante”, afirmou.
Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 179/2009 e reeditado pelo Decreto Municipal nº 348/2017. Tem o objetivo de oferecer aos estudantes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos, lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas.
Vereadores mirins – O mandato dos vereadores mirins vai até o dia 31 de março de 2018. Até lá, terão reuniões mensais, onde vão deliberar sobre as proposituras e discussões de temas em favor dos munícipes.