Foto: Tatiana Soares / PMC
No último dia 21/03, participantes do Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA), funcionários das secretarias de Educação, Meio Ambiente, Urbanismo, Serviços Públicos, Saúde (CCZ), Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e FUNDACC realizaram uma visita técnica ao Aterro de Jambeiro, local de destinação final dos resíduos não recicláveis de Caraguatatuba.
O grupo pôde conhecer o funcionamento de todo o ciclo de resíduos sólidos do município, desde a coleta porta a porta, transbordo municipal e a destinação final no aterro da ENGEP Ambiental, em Jambeiro.
A visita faz parte das ações do Plano Municipal de Educação Ambiental. “O objetivo foi que todos que participam do grupo de trabalho pudessem conhecer o aterro sanitário, entender o funcionamento e o impacto que os resíduos podem causar no meio ambiente quando não reaproveitados ou reciclados da maneira adequada”, explicou Tatiana Soares, diretora de Saneamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Uma visita com alunos de escolas municipais já ficou pré-agendada para o segundo semestre de 2018. “A ideia é sempre expandir o trabalho de educação ambiental e sabemos que a maneira mais eficiente de fazer isso é conscientizando jovens e crianças”, destacou Tatiana.