Fotos: Cláudio Gomes/ Luís Gava / PMC
Durante a cerimônia de hasteamento da bandeira, realizada hoje (20/04), na Praça do Caiçara, por ocasião das festividades dos 161 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, o Prefeito Aguilar Junior, sancionou o novo Plano Diretor, diante de centenas de pessoas presentes. Entre as principais mudanças está o desdobro de lotes (mínimo 125 m²) em áreas específicas. A prática conhecida como meio-lote.
Aguilar Junior aproveitou a ocasião para anunciar também a aquisição seis novos veículos que estarão a serviços do Programa Saúde da Família e a compra de novos uniformes, calçados, equipamentos e instrumentos para as cinco Fanfarras de grande destaque na cidade.
A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito e secretário da Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, do presidente da Câmara, Renato Leite Carrijo de Aguilar, de secretários, vereadores e outras diversas autoridades civis, militares e religiosas.
Durante o evento, o prefeito prestou homenagem “Destaque Cívico”, por honra, bravura e coragem, a quatro integrantes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Caraguatatuba. Foram homenageados: Andreza Cristina Aparecida Appelt, Fabiano Marcondes Fontes, José Pedro de Siqueira e Mário Pires Pereira dos Santos.
Também marcaram presença a Banda Municipal Carlos Gomes, regida pelo maestro Salatiel Jesus e o Água Viva Coral, sob regência de Jefferson Amorim.
Ao agradecer a participação de todos, AguilarJunior falou sobre a importância do programa de Regularização Fundiária e a satisfação de sancionar o Plano Diretor restituindo a prática do meio-lote na cidade.
“Somente nesta semana em que comemoramos o aniversário da cidade, estamos entregando 500 títulos de regularização à famílias dos bairros Massaguaçu, Jorgin Mar, Casa Branca. Até o final do ano, completaremos 3 mil títulos entregues. Isso nos traz grande alegria pois significa que centenas de famílias estão conquistando mais do que segurança jurídica. Estão conseguindo obras de infraestrutura para seus bairros como água, luz, rede de esgoto”.
O prefeito destacou ainda outras inaugurações que estão sendo feitas durante a semana. Entre elas a do Pronto Atendimento 24h no Massaguaçu, a da EMEFJane Urbano Focesi e da UBS Ademir Reis, no Perequê Mirim e a do espaço pet ParCão, na Martim de Sá.
“Mas falar de obras físicas é fácil e poderíamos ficar o dia todo falando delas”, acrescentou Aguilar Junior. “O que eu gostaria de destacar é o trabalho humanizado que fazemos. Recentemente destinamos R$ 9 milhões à entidades sociais parceiras do município, criamos o Banco de Leite Humano, o Banco de Alimentos. Esse é o nosso jeito de governar, com o olhar voltado para o ser humano”.
Vem aí, ainda em 2018
– CEI-EMEI Fazendinha (Getuba)
– CEI-EMEI Perequê-Mirim
– CEI Pegorelli
– CEI Golfinhos
– Novo Paço Municipal
– Mutirão de Consultas Médicas e Exames de Ultrassom
– UBS Rio do Ouro
– Revitalização da SP-55
– Revitalização, Iluminação e Acesso do Morro Santo Antônio
– Canalização na Avenida Brasília
– Conclusão da Marginal do Getuba
– Ampliação do Centro de Controle de Zoonoses
– CRAS Perequê-Mirim
– Fila Zero de órteses, próteses e aparelhos auditivos
– Revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima
– Centro de Tradições do Tinga
– APP “Saúde em Dia”
– Cobertura da Piscina do Cemug
– Campo de futebol society Centro, Rio do Ouro e Ipiranga
– Construção de 54 leitos na Santa Casa Stella Maris
– Criação da Guarda Mirim
– Câmeras de Monitoramento e COI (Centro de Operações Integradas)
Reforma de várias UBS’s
– Ecopontos
– Contenção Morro Santo Antônio
– Drenagem Massaguaçu
– Reforma do Entreposto Camaroeiro
– Entrega domiciliar de medicamentos
– Drenagem da galeria Pontal Santa Marina
– Ampliação do Píer do Camaroeiro
– Revitalização Centro
– Novos Parquinhos
– Revitalização Tabatinga
– Construção de piers no Juqueriquere (Barranco Alto e Morro do Algodão)
– Melhoria no Acesso – Pedra da Freira
– Campo de futebol Perequê-Mirim, Massaguaçu e Getuba
– Praça Idoso – Massaguaçu
– Pavimentação, guias e sarjetas – R$ 18 milhões
– 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro
– Centro de Convivência do Idoso – Perequê-Mirim e Jaraguazinho