Fotos: Talita Fernanda/PMC
Dentro do grupo prioritário para tomar a vacina contra Influenza (Gripe) está o segmento de trabalhadores de Saúde. Para reforçar a cobertura deste grupo e não deixar ninguém de fora, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta segunda-feira (21/05), um horário especial de vacinação aos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192) de Caraguatatuba.
A unidade, que conta com cerca de 50 funcionários, atende à população 24 horas, com trabalhadores que se revezam em turno. Por isso, na maioria das vezes, estes profissionais têm dificuldade no deslocamento até às Unidades Básicas de Saúde para tomarem a vacina nos horários de rotina da UBS.
Quem aproveitou para colocar a carteirinha de vacinação em dia foi o auxiliar de enfermagem, José Pedro de Siqueira, 53 anos. “Contra a Febre Amarela eu já me imunizei há dez anos. Estou aproveitando hoje para tomar contra a Gripe, já que lidamos todos os dias diretamente com pessoas que estão doentes; por isso, precisamos estar mesmo imunizados. Pela correria dos plantões, ter um stand aqui só para nós é muito importante”, avaliou.
Para o motorista, Ralf Fernando Costa, 41 anos, a iniciativa também facilitou bastante. “Está foi uma ação muito boa, porque nós não temos mesmo tempo de ir até a UBS. Em dias de folga, temos várias outras coisas para resolver, então, para mim, foi excelente”, afirmou.
O pedreiro, José Messias Rodrigues de Jesus, 34, também aproveitou o dia de trabalho de jardinagem no local para se proteger. “Achei muito bom ter uma equipe de vacinação aqui. Não precisei nem pegar fila”, falou sorridente.
Vacinação extra-muros
Neste final de semana (19 e 20/05), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, proporcionou outros postos volantes de vacinação contra Febre Amarela à população em geral e Gripe às pessoas inclusas no grupo prioritário.
No sábado (19), os supermercados Shibatão e Atacadão receberam stands de vacinação, das 8h às 20h, e a Praça Candido Mota, das 8h às 14h. No domingo (20), Shibatão e Atacadão prosseguiram com postos volantes, das 8h às 14h.
Até a última quinta-feira (17), Caraguatatuba já havia vacinado 67.353 pessoas contra Febre Amarela e atingiu o índice de 75,16% de vacinados contra a doença. Dentro do público alvo da vacinação contra Gripe, a cidade já atingiu 66,81% do total a ser alcançado dentro do grupo prioritário. Sendo que 28,66% das crianças deste grupo já foram vacinadas; 89,18% dos idosos já foram imunizados; 79,05% dos trabalhadores de Saúde; 38,94% das gestantes; 74,53% das puérperas e 71,40% dos professores já foram imunizados.
De segunda a sexta-feira, Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba seguem com os procedimentos de imunização conforme horário de cada sala de vacina. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantese puérperas (até 45 dias após o parto).