Fotos: Luís Gava/PMC
A 8ª Feira Literária de Caraguatatuba será realizada somente em outubro, mas em sala de aula professores e alunos já desenvolvem várias atividades.
No 3º ano C da professora Letícia Santos, o estudo começou com a autora homenageada no Ensino Fundamental I – Tatiana Belink, com a história “O Grande Rabanete”. Daí surgiu a ideia de incrementar a horta da escola com o plantio de rabanetes.
“Perguntei aos alunos se conheciam rabanetes e para minha surpresa ninguém havia sequer experimentado. Então sugeri que plantássemos e todos ficaram animados. Trouxe as mudinhas preparadas e sementes. Lemos e pesquisamos a respeito, pois a leitura de textos informativos faz parte dos gêneros textuais estudados no 3°ano”, disse.
A professora afirma também que cada aluno plantou uma mudinha. “Cuidamos, regamos nossa horta com a ajuda do pessoal da escola. Aprendemos sobre a importância e benefícios do rabanetes, que é rico em fibras, ajuda no controle da pressão arterial, é um diurético natural e anticancerígeno, entre outras propriedades”.
A colheita foi realizada na quinta-feira (26/07) na parte da manhã. As crianças então foram pesquisar o gênero receita e qual a melhor forma de preparar o produto. Colocaram a mão na massa e fizeram uma grande salada, com vários temperos, que foi servida na hora do almoço.
O aluno Heitor Almeida, 8 anos, ficou empolgado com a experiência: “Vimos um vídeo com a história de um vovô que planta um rabanete e como ele cresce muito, não consegue puxar sozinho da terra. Aí ele chama a vovó, a neta, o cachorro, o gato e o rato. Todos juntos conseguem arrancar o rabanete. Achei a história divertida e aprendi a plantar e a comer rabanete. Além de aprender que ele ajuda a fortalecer o organismo” explicou.
A coleguinha Yasmim Oliveira de Moraes, 8 anos, acrescentou: “A história mostra como é importante as pessoas da família se ajudarem. Também achei interessante ver o crescimento do rabanete a cada semana. Conhecemos também o ovo da lagarta, depois a lagarta que virou borboleta. Muito legal”, afirmou.
Já Helena Monteiro, 8 anos, que nunca havia visto rabanetes, disse que o que mais gostou foi plantar as mudas e depois comer o rabanete numa salada com vinagre, limão, azeite e orégano.
“Para mim, enquanto professora, essa sequência didática desenvolveu habilidades e competências importantes nos dias atuais: aprender a preparar uma horta, desenvolver o gosto pela pesquisa, consumir alimentos saudáveis e orgânicos, produzir textos, trabalhar em equipe, ler diferentes produções, entre outras”, afirmou Letícia.
FLIC – A Feira Literária de Caraguatatuba foi idealizada com o objetivo de despertar o gosto pelos livros e pela leitura, aprimorar as habilidades de leitura e escrita, descobrir diferentes autores e estimular a criatividade com a construção de trabalhos de dança, teatro e artes, a partir de obras literárias.
Este ano, a 8ª FLIC homenageará Eva Funari, no segmento Educação Infantil; Tatiana Belinky, no Ensino Fundamental I; Clarice Lispector, no Ensino Fundamental II; e Chico Buarque no segmento Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A apresentação nas unidades escolares será no dia 20 de outubro e no dia 27 no Serramar Shopping.