Fotos: Nasa & Divulgação
O eclipse de maior duração do século, a “Lua de Sangue”, poderá ser visto pelos munícipes de Caraguatatuba. Isso porque o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Caraguatatuba realizará um evento especial em função do fenômeno astronômico, o Luau Científico.
O evento terá início às 17h30, horário em que o sol começará a se por e dará lugar ao astro avermelhado. Tudo isso será possível, pois o IFSP possui dois telescópios, que serão posicionados no pátio do instituto, um refrator e um refletor, cujo objetivo é proporcionar a imagem do fenômeno àqueles que comparecerem.
Somando as imagens espetaculares da Lua de Sangue, a organização do evento planeja uma lista com músicas que possuem relação com a lua em sua letra.
Lua de Sangue
Não à toa chamado de Lua de Sangue, o eclipse leva este nome devido a tonalidade da lua, que fica vermelha por completo. O fenômeno ocorre quando o sol, a terra e a lua se alinham, nessa ordem. Em razão do desvio dos raios solares pela atmosfera terrestre, somente as luzes do espectro vermelho e laranja chegam à lua, causando a cor inusitada.