Até o mês de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba estarão aptas a fazer os primeiros atendimentos de urgência e emergência em munícipes, pois receberão um kit de medicamentos e equipamentos como desfibriladores e oxímetros.
Para preparar os profissionais que serão responsáveis pelas práticas, a Prefeitura de Caraguatatuba está promovendo um curso de Capacitação em Urgência e Emergência de Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem da rede municipal de Saúde, entre os dias 24 a 27 de julho, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI).
Hoje (24/07) o curso foi voltado para uma turma de 14 enfermeiros das UBSs. Segundo o organizador do curso e coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, André Leonardo, as aulas visam atualizar os profissionais para o atendimento à população.
Durante o curso, André Leonardo aborda a Política Nacional de Urgência e Emergência e explica como é feita a avaliação inicial do paciente em estado grave.
O curso conta também com aulas práticas de Suporte Básico de Vida (Basic Life Suport), ministradas pelo enfermeiro e responsável técnico do Samu, Marcelo Santana de Melo, pela enfermeira Renata Pelino e pela técnica de enfermagem Evelyn da Silva Macedo, ambas também do Samu.
Nas aulas práticas são abordadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar em adultos e crianças utilizando simuladores para procedimentos de respiração, compressões torácicas e o uso do Desfibrilador Externo Automático.
Cursos:
Das 8 às 18 horas, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI)
Dia 24 – Enfermeiros (as)
Dia 25 – Enfermeiros (as)
Dia 26 – Auxiliares de enfermagem
Dia 27 – Auxiliares de enfermagem