Fotos: Luis Gava/PMC
O governador de São Paulo, Márcio França, esteve nesta segunda-feira (27/08) visitando as obras do futuro Hospital Regional do Litoral Norte, localizado às margens da SP-55, em Caraguatatuba.
Acompanhado do prefeito Aguilar Junior e de vereadores, Márcio França afirmou que as obras da unidade hospitalar de alta complexidade devem ser concluídas em março de 2019.
“Vamos dar um reforço para que tudo fique pronto para ser utilizado ainda no verão, colocando mais turnos de trabalho. Seria muito bom pegar o verão com pelo menos um pedaço do Hospital Regional daqui funcionando para irmos treinando nossas equipes. A implantação de um hospital se faz aos poucos, então, será muito interessante se tivermos o local já funcionando para a próxima alta temporada”, afirmou o governador em coletiva à imprensa.
Guiados pelo engenheiro responsável pela obra, KIaus Wilhelm, o prefeito Aguilar Junior, o governador Márcio França, equipes técnicas e imprensa passaram pela parte de serviço, internação, quarto modelo e pelo Centro Cirúrgico no terceiro andar.
“A obra já está na fase de acabamento fino. A partir de agora, basicamente, só faltam o piso final, pintura, forro e ajuste dos acessórios, louças, metais e luminárias. As portas também já estão sendo entregues e estamos na fase de finalização”, informou.
Ainda segundo o engenheiro, já foram comprados pelo Governo do Estado de São Paulo, tomógrafo, raio-x, ressonância e o local já está sendo adaptado para a instalação destes equipamentos.
O prefeito Aguilar Junior aproveitou a oportunidade e reforçou a importância da construção de uma Unidade de Quimioterapia e Radioterapia ao lado do Hospital Regional.
“A informação é que as obras sejam iniciadas em 2019 e nossa luta será para que tenhamos uma referência na região e que nossos pacientes não precisem mais viajar para tratamentos”, disse.
Hospital Regional
O Hospital Regional de Caraguatatuba prestará atendimento integral aos pacientes em urgência e emergência, internações agudas e cirurgias eletivas, de forma regionalizada.
Será um hospital de ‘portas fechadas’ para complexidade terciária, ou seja, voltado para politraumas, ortopedia, neurocirurgia, câncer e tratamento de doenças degenerativas do envelhecimento.
O investimento chega a R$ 200 milhões, além de mais R$ 65 milhões para a compra de equipamentos e mobiliários. Os recursos são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Estado de São Paulo.
Terá nove salas de cirurgia e 220 leitos – 186 leitos operacionais distribuídos em 48 de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica, 25 de ortopedia e traumatologia, 25 de neurocirurgia e 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de 16 leitos de Day Clinic e 20 leitos de Pronto-Socorro. Ele está sendo construído em uma área de 28 mil metros.
Após a visita à obra do Hospital Regional, o prefeito Aguilar Junior acompanhou o governador nas obras do Contorno e da Serra da Tamoios.