Queremos agradecer à diretoria da Creche, aos Rotaryanos nas pessoas dos Sr.Waldomiro Perez e Sr. Antunes, Sra Madalena Fachini, toda equipe da Creche e todos os convidados que carinhosamente se fizeram presente nesta data de grande importância para a Creche.
Foi um dia muito especial, pois comemoramos 40 anos de vitórias.
Por todas as pessoas que um dia se dedicaram, se doaram a esse trabalho, queremos agradecer e dizer que todo esforço não foi em vão.Hoje colhemos frutos de toda dedicação e compromisso que assumimos diante desta comunidade.
Foi um dia muito especial, pois comemoramos 40 anos de vitórias.
Por todas as pessoas que um dia se dedicaram, se doaram a esse trabalho, queremos agradecer e dizer que todo esforço não foi em vão.Hoje colhemos frutos de toda dedicação e compromisso que assumimos diante desta comunidade.
Creche Santo Antonio, localizada no bairro do Tinga, em Caraguá
Diretora: Sonia Maria
Coordenadora: Vanessa Cristina Botelho
Diretora: Sonia Maria
Coordenadora: Vanessa Cristina Botelho
HISTÓRICO
A SOAPROC – Associação de Amparo e Proteção À Criança e ao Adolescente, localizada à R. Elvira Peupeta de Santana, nº 75, iniciou suas atividades no bairro do Tinga – Caraguatatuba, ao assumir a administração da CRECHE SANTO ANTÔNIO – fundada em 1978, entidade declarada de Utilidade Pública com sede no bairro do Tinga presidida pela Sra. Eliana Ferreira da Silva Barros, atualmente presta atendimento a 123 crianças, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a qual encontrava-se sob risco de fechamento devido à dificuldades financeiras.
Um grupo de casais amigos reuniu-se e criou a SOAPROC, recuperando as finanças da entidade e dando início a frutíferas parcerias e ampliação dos atendimentos prestados. Mediante convênios com a Prefeitura Municipal, a entidade foi reformada e ampliada sua capacidade de atendimento de 79 para 123 crianças.
Em 2001 iniciaram-se as parcerias com a Secretaria Municipal de Assistência Social, onde foram desenvolvidos projetos de cunho sócio-educativo e de geração de renda. Em 2009, o projeto S.O. S no Resgate da Cidadania iniciou atividades sócio educativas com adolescentes de 11 a 16 anos, de família de baixa renda em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Policia Ambiental.
O projeto “Resgatando a Família” tem como foco a geração de renda e fortalecimento dos vínculos familiares mediante palestras sócio-educativas, encaminhamentos e cursos de artesanatos. Teve início em 2002 com parceria com o Governo Federal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Com a criação dos CRAS encerrou-se a parceria e passou a ser auto-sustentável. No ano de 2010, houve avanços e o mesmo foi patrocinado pela Petrobras, que atendeu mensalmente 100 pessoas. Desde 2011 o projeto passou a funcionar de maneira auto-sustentável e atende 30 pessoas/mês da comunidade. No período de 2005 a 2010, a parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foi estendida à administração dos Abrigos de Proteção à Criança e ao Adolescente, instituição composta por duas unidades de atendimento em regime de acolhimento institucional com capacidade de atendimento de até 40 crianças e 24 adolescentes.
No segundo semestre de 2012 iniciou-se uma parceria com a Petrobras para o desenvolvimento do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, onde foram inscritos 70 jovens com idade 16 a 18 anos, dentre esses 16 foram classificados para participar do Programa por dois anos. Em 2014 foram admitidos 14 jovens que permaneceram no programa pelo período de 2 anos. O principal objetivo do programa é capacitar os jovens profissionalmente.
Desde a sua fundação em 1978 até os dias de hoje, a entidade atende crianças de 3 meses a 3 anos e 11 meses em regime de creche, sendo bastante procurada pela comunidade, por prestar um serviço de excelência a sua clientela.
Diante do histórico apresentado pela instituição, pode-se afirmar que esta passou a representar um importante papel como referência no bairro do Tinga em atividades sócio-educativas e de geração de renda, onde tem localizada a sua sede, bem como nos bairros adjacentes: Poiares, Jardim Gaivotas e outros, sendo que a continuação deste projeto visa o atendimento e o fortalecimento da entidade em seu importante papel como promotor de fortalecimento de vínculos e mudanças para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade. Proporcionar a população do bairro do Tinga e adjacências atendimento à demanda reprimida, prestar serviço de qualidade e garantir ao cidadão acesso a educação.