As tradições e Caraguatatuba estarão presentes no 21º Revelando São Paulo – Festival da Cultura Tradicional Paulista, que será realizado de 19 a 23 de setembro, no Mart Center, na Capital. Artesanato, danças folclóricas e a cozinha caiçara são os atrativos desta edição.
Esta é uma oportunidade para a divulgação da cultura caiçara e todas as inscrições dos grupos foram realizadas pela Fundacc – Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba.
O espaço caiçara será todo decorado com material que lembra a cultura local com barcos e bonecões e lá estarão 10 artesãos e artistas plásticos que levarão seus trabalhos para a exposição. Paulo Messias, Sandra Maria Cardoso Pires, Rosangela Oliveira, Jonatas de Campos Bueno (Joca) e Luana Kogus mostram artesanatos feitos com fibra de vários tipos como taboa, coqueiro e bambu.
Juliano Junqueira (Jupira) apresenta seu trabalho com entalhe em madeira, enquanto José Luiz (Chon) expõe sua arte feita com casca, folhas e sementes.
As artesãs Cássia Oliveira e Maria Amélia levarão bonecas e bambu, respectivamente. Cassia conta que já tem nove bonecas prontas, mas quer levar pelo menos 12 para o Revelando. Elas são feitas de pano, têm cabelo de linha e usam roupas confeccionadas com jeans reciclado. Já artista plástica Cláudia Canova apresentará sua cerâmica na capital paulista, assim como Vânia Takahashi.
Pelo lado das tradições folclóricas, a Folia de Reis do bairro do Tinga se apresenta no sábado (22), a partir das 9h. A Companhia de Moçambique, do Perequê-Mirim, se apresenta no domingo (23), a partir das 10h.
Culinária
Neste ano, o Revelando São Paulo terá a presença de Dona Maria Ferreira Mattos, 66 anos, que levará sua cozinha caiçara, onde fará bolo de fubá e café preto, ambos tradicionais em festas culturais de Caraguatatuba.
O segredo dela está nos ingredientes e mão boa para fazer o bolo que fica maior que os tradicionais. “Só em uma receita uso oito ovos, fora a erva doce que dá o gostinho caseiro”, revela.
Revelando
Durante cinco dias de setembro, artesãos, violeiros, dançantes e culinaristas de 162 municípios do Interior e Litoral do estado invadem a capital para a 21ª edição do Revelando São Paulo, organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado.
O evento é gratuito e leva para a capital paulista as tradições que fazem a diversidade e a pluralidade do Estado, oferecendo ao público uma oportunidade de contato com a gastronomia e as tradições artísticas das mais variadas regiões paulistas.
Realizado desde 1997, o festival dispõe de espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado, com culinaristas produzindo doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõem a “Mesa Paulista”.
Nos espaços de artesanato, artesãos de diversas regiões confeccionam seus produtos com palha de milho, folha de bananeira, cipó, madeira, ferro, além cerâmica, crochê e bordado, entre outros materiais, com técnicas passadas através de gerações da família.
O público poderá, ainda, conhecer manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões do estado. A cada dia, o Revelando apresenta uma programação diversificada, como catira, folia de reis, grupos de congadas e moçambiques, batuque e violeiros.
A edição deste ano também comemora os 70 anos da Comissão Paulista e Nacional de Folclore.
SERVIÇO:
Revelando São Paulo
Data: 19 a 23 de setembro
Horário: Das 9h às 21h
Local: Parque do Trote e Mart Center – Avenida Nadir Dias de Figueiredo – Vila Maria Baixa, São Paulo-SP
Entrada Gratuita