Foto: Luis Gava / PMC
No próximo sábado, dia 15 de setembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá realizar ações em prol do Dia Mundial de Limpeza de Praias em diversos pontos da cidade, de Norte a Sul do município como Porto Novo, Praia das Palmeiras, Indaiá, Centro, Camaroeiro, Martim de Sá, Mococa e Cocanha.
Para participar dos grupos basta se inscrever no link https://tinyurl.com/y8lrdjtm e aguardar o e-mail com a confirmação e informações dos pontos selecionados para a atividade. As inscrições terminam nesta quarta-feira (12/09).
“Já temos muitas pessoas e instituições inscritas e queremos que esse número cresça ainda mais! É um evento importante principalmente para que possamos trabalhar a conscientização do cuidado com as praias durante todo o ano”, comentou o secretário adjunto da pasta, Robertinho Ferreira.
De acordo com o secretário a ideia é unir as forças do poder público com munícipes voluntários, ONGs e empresas parceiras. “Queremos mensurar esse trabalho, avaliar o tipo de resíduo coletado, quantidade e pontos críticos. É fundamental para direcionar um posterior trabalho de educação ambiental”, explicou.
As atividades serão iniciadas às 8 horas com orientação a respeito de resíduos e fauna marinha. Serão distribuídos kits com coletores, luvas e água. Os participantes devem levar protetor solar, boné ou chapéu.
Sobre a data
O Dia Mundial de Limpeza de Praia é lembrado todos os anos no mês de setembro (terceiro sábado do mês). Esse dia foi criado pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy, há 26 anos.
A instituição, fundada em 1975, teve a ideia de estabelecer uma data que fizesse parte do calendário para que as pessoas pudessem fazer algo de concreto pelo meio ambiente e com resultados imediatos, além de ampliar a conscientização das pessoas em relação ao lixo descartado inadequadamente, a poluição que isso gera e nossos recursos hídricos, um elemento de extrema importância à vida. O Dia da Limpeza de Praia também consta no Calendário de datas comemorativas ambientais do município, Lei nº 1864/2010.