Imagem/Arte: Divulgação / PMI
Dando continuidade a uma série de obras em comemoração pelos 213 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, entregará à população amanhã (18), o Núcleo de Apoio Socioassistencial “Emanuel David Santos Cruz”.
A cerimônia de entrega acontecerá às 10h, na rua Olímpio José dos Santos, 350, no bairro do Itaquanduba. O Núcleo será coordenado pela Proteção Social Básica, que atua na prevenção de situações de risco e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dos diversos ciclos de vida, por meio da realização de atividades que desenvolvam potencialidades e aquisições.
O espaço é destinado à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, bem como fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). A porta de entrada para a coordenação de Proteção Social Básica são os Centros de Referência de Assistência Social, unidades que ofertam o acesso aos beneficiários à serviços, programas e projetos e onde as famílias são acompanhadas pelo PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, de forma particularizada ou coletiva.
No Cras, as famílias podem ser encaminhadas para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Rede Socioassistencial, que buscam garantir a oferta de espaços de convivência e socialização para famílias e indivíduos.
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Coordenação de Proteção Social Básica são realizados em grupos e organizados a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida. Dessa forma, o Núcleo de Apoio Socioassistencial é mais um equipamento que compõe a rede socioassistencial do município.
Segundo a pasta responsável, o Núcleo é um espaço destinado a ofertas de serviços que proporcionam a participação dos munícipes na vida comunitária, prevenindo situações de risco social.
O Núcleo de Apoio Socioassistencial funcionará como elo de ligação entre a população e os serviços assistenciais do município, além de espaços de convivência, biblioteca, salas de artesanato e cinema.
Mais obras
E as ações não param por aí. No dia 20, mais duas entregas: o novo Procon, às 10h, no Perequê, e a inauguração da Escola de Marcenaria, às 18h, no mesmo bairro. Já no dia 22, às 13h, será entregue a revitalização do Campo do Portinho.
A programação de entrega de obras termina no dia 29 de setembro, às 10h, com a inauguração do Estacionamento da Praia do Castelhanos.
Pedras fundamentais
A programação dos 213 anos de emancipação político-administrativa do município reserva também o lançamento da Pedra Fundamental do Mirante do Piúva, no sul da Ilha, no dia 21 de setembro, às 16h.
Já no dia 26, às 20h, ocorrerá o lançamento da Pedra Fundamental da Construção da UBS Evaristo Nascimento, no bairro Armação, no norte da Ilha.
PROGRAMAÇÃO DE OBRAS DO MÊS DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Dia 18 – TERÇA-FEIRA
10h – Inauguração do Núcleo de Apoio Socioassistencial
Local: Rua Olímpio José dos Santos, 350, Itaquanduba
Dia 20 – QUINTA-FEIRA
10h – Inauguração Procon
Local: Perequê
18h – Inauguração da Escola de Marcenaria
Local: Perequê
Dia 21 – SEXTA-FEIRA
16h – Lançamento da Pedra Fundamental do Mirante do Piúva
Local: Sul da Ilha
Dia 22 – SÁBADO
13h – Inauguração da reforma do Campo do Portinho
Local: Portinho
Dia 26 – QUARTA-FEIRA
20h – Lançamento da Pedra Fundamental da Construção da
UBS Evaristo Nascimento
Local: Armação
Dia 29 – SÁBADO
10h – Inauguração do Estacionamento da Praia de Castelhanos
Local: Praia de Castelhanos