Imagem/Arte: Divulgação / PMI
O lançamento da Pedra Fundamental da obra será amanhã (21), às 16h
Dando continuidade à extensa programação pelos 213 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, lançará a Pedra Fundamental do Mirante do Piúva “Amanda de Almeida”, amanhã (21), às 16h.
O lançamento de uma Pedra Fundamental é o nome que se dá à cerimônia de colocação do primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima da fundação de uma construção. Cerimônia simbólica que significa o início efetivo de uma edificação.
O mirante contará com uma plataforma com deck em balanço de formato triangular de 20x14m, com guarda corpo translúcido. Apoiada em estrutura metálica galvanizada e deck de madeira reciclada sob a encosta, a plataforma contará com o logo “Ilhabela”, que terá dimensões de 12,75m de comprimento, 0,30cm de largura e 1,78m de altura.
Também haverá iluminação cenográfica de impacto e paisagismo complementar. O espaço poderá ser contemplado de vários locais, inclusive por passageiros durante a travessia São Sebastião-Ilhabela.
Homenageada
Nascida em Ilhabela no dia 23 de março de 1996, filha de Bernadete de Lourdes Ribeiro e Caetano de Almeida, Amanda é a irmã caçula de Flávia, Daniela, Caetano Junior e Pedro Paulo, com quem dividiu travessuras de uma infância abundante e feliz pelas ruas da Ilha, construindo mais do que laços de sangue e cumplicidade inerentes aos irmãos.
Renato Russo dizia que “saudade é o que fica daquilo que não ficou”. Essa é uma das frases do perfil de Amanda de Almeida no Facebook; a jovem do sorriso cativante que dividiu sua alegria e intensidade por 17 anos com os moradores de Ilhabela, em especial com muitas outras pessoas que tiveram a dádiva de conhecê-la.
O jeito moleca, aliado a um sorrido extraordinário e uma imensa simpatia, fez de Amanda uma garota apaixonante, repleta de amigos e admiradores. Cursou o Ensino Fundamental na E. M. Anna Leite Julião Torres, na Praia Grande, e o Ensino Estadual na E. E. Professora Maria Gemma, na Barra Velha, onde atuou em diversos projetos.
Apaixonada pela vida, pelos amigos, e pelo seu time do coração, o Corinthians, Amanda tinha o sonho de cursar Arquitetura e Urbanismo, mas precisou desempenhar seus préstimos ao lado de Deus, partindo precocemente no dia 3 de novembro de 2013, em consequência de um acidente de moto próximo ao local onde será construído o mirante.
De acordo com familiares e amigos de Amanda, ela estará sempre presente nas lembranças que deixou. Eles destacam: “é preciso amar mais, ouvir mais, abraçar mais e, sobretudo, ‘não morrer de medo, pois a vida acaba muito cedo’”. Essa também era uma das frases que giravam em torno da vida de Amanda de Almeida.