Foto: Cláudio Gomes/ Luis Gava / PMC
JC Curtis/Fundacc
Na última sexta-feira (05/10), foi realizada na Praça do Caiçara, a 1ª Feira de Agricultura Familiar de Caraguatatuba. O evento, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reuniu cerca de 10 produtores rurais locais que expuseram e venderam seus produtos.
A feirinha, que começou às 16h, durou cerca de quatro horas e recebeu um fluxo de aproximadamente 200 pessoas durante o período. Os munícipes puderam conferir e levar para casa frutas e hortaliças fresquinhas produzidas em nossas terras, como banana, coco verde, berinjela, salsa, cambuci, nhame, alface,cenoura, abobrinha, couve, cacau, entre outras.
Os amantes das pimentas e molhos também puderam aproveitar para encontrar produtos artesanais fabricados na cidade, como molho de pimenta malagueta verde e vermelha, molho de alho com coentro, pimenta com Cambuci e diversos outros.
Os doces artesanais também tiveram seu espaço: Doce de banana artesanal na palha de bananeira, paçocas, amendoim, pé de moça e geleias de frutas em vários sabores estavam disponíveis para venda aos visitantes da feira.
Para José Carlos (75), morador do bairro Ipiranga, o evento foi uma ótima oportunidade para ‘fazer a feira’ e conhecer os produtos produzidos na cidade. “Estou admirado com isso tudo! É ótimo pode consumir produtos fresquinhos e de qualidade, que são produzidos com amor pelas pessoas da nossa cidade. Eu aprovei e estou na torcida para se torne uma feirinha periódica”, comentou.
Outra opção para aqueles que gostam de praticidade, sem abrir mão da qualidade, eram os mix de verduras e legumes prontos para consumo. Higienizados, descascados, cortados e embalados, os produtos são uma ótima opção para quem quer se alimentar de forma saudável no dia a dia. “Iniciei no plantio há seis meses já estou pensando em vender os produtos embalados. As pessoas querem coisas práticas e o fato dos produtos serem daqui ajudam muito a garantir a qualidade. Eu monto as melhores combinações conforme o que tenho e seguindo as tabelas nutricionais. Meu próximo passo é investir no suco detox e na salada no pote, ainda mais completa”, destacou o produtor e empreendedor, Evandro Pires.
As inovações são importantes para o movimento do mercado, mas no sítio da dona Eva Ana Pinheiro, a agricultura familiar tradicional segue firme e forte há mais de 10 anos. “Em casa somos eu, minha filha e genro. Nós plantamos, colhemos e vendemos. Vivemos disso. Hoje atendemos clientes que compram em grande quantidade e também atendemos pequenos pedidos”, contou. Os produtos mais produzidos no sítio de Dona Eva são salsinha, couve, abóbora seca e verde, entre outros. “Nós adoramos nosso trabalho. Trabalhar com terra é gratificante do começo ao fim”, ressaltou.
De acordo com Claudia Viana, técnica agropecuária da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a primeira edição da feira surpreendeu a todos. “Ficamos muito contentes com o resultado. Foi a primeira feira de produtores locais que realizamos e os moradores nos deram um retorno muito positivo. Além de divulgar a existência de agricultores rurais no município, queremos também incentivar a economia solidária. Consumindo esses produtos os munícipes apoiam os pequenos produtores locais e mantemos o giro financeiro dentro da própria cidade”, esclarece.
A 1ª Feira da Agricultura Familiar de Caraguatatuba contou com a parceria da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e da FUNDACC, com apresentações musicais durante a feira.