A Prefeitura de Ilhabela informa que, de acordo com o Governo do Estado, não há possibilidade de paralisação do sistema de travessia Ilhabela-São Sebastião.
A informação foi passada ao prefeito Márcio Tenório em contato mantido com autoridades do Governo Estadual, na tarde desta terça-feira (9).
O Governo do Estado informou que manteve reunião com o Sindmestres (Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e dos Contra-Mestres em Transportes Marítimos), e assegurou que as reivindicações da categoria serão atendidas tão logo seja finalizado o processo licitatório para a contratação de empresa operadora, o que deve ocorrer em 15 dias.
Ainda de acordo com as autoridades estaduais, após essa reunião ficou acertado que não haverá paralisação neste feriado prolongado, conforme divulgado em material distribuído pelo sindicato.
O chefe do Poder Executivo recebeu a informação de que o Governo Estadual, por meio dos secretários da Casa Civil, Aldo Rebelo, e de Logística e Transportes, Mario Mondolfo, tomou todas as providências necessárias para evitar a paralisação. Ele reiterou que acompanhará de perto todo o processo que objetiva melhorar a qualidade de serviço aos usuários da travessia.
Márcio Tenório ainda espera que a questão seja resolvida dentro do direito democrático, mas que o Governo Estadual reconheça a precariedade desse serviço que está prejudicando a saúde física e mental (emocional), dos funcionários. O prefeito sempre reafirmou sua posição em defesa da melhoria das condições de trabalho das equipes da travessia e do transporte dos passageiros.
No início da noite, o prefeito foi informado que a quebra de um caminhão de transporte de material de construção, no flutuante do continente (São Sebastião), dificultou ainda mais a travessia, causando mais transtornos aos trabalhadores e estudantes. Após ser informado da ocorrência, Tenório cobrou do diretor de Operações, o restabelecimento dos serviços de travessia.