Os atletas Marçal Leme (categoria AS2) e Felipe Doria Xus (categoria AS3), representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, no Campeonato Sulamericano de Surf Adaptado, na Argentina, no último final de semana (10 e 11//11), conquistaram o vice-campeonato em suas categorias. Não satisfeitos com as medalhas de prata já garantidas na bagagem, embarcaram nesta terça-feira (13) para Torres (RS), onde disputam as ondas de mais um Campeonato Sulamericano, desta vez o Sul-Americano Monte Belle de Canoagem Onda, que acontece de 15 a 18/11.
Além de participante da competição, o paratleta Marçal também é destaque na arte de divulgação do campeonato. Caiçara, hoje com 41 anos, conta que há oito, sofreu um grave acidente de moto, momento em que perdeu a perna esquerda e todos os movimentos de um braço. “Após este acidente, passei a praticar esporte adaptado e, em 2018, fui destaque nos Jogos Regionais depois de conquistar três medalhas de ouro e uma de bronze. Hoje lidero o Aloha Spirit, maior evento aquático da América Latina no Sup Race 3 km. Tenho muito orgulho de nadar maratonas aquáticas em mar aberto e, além deste vice-campeonato sulamericano, conquistei também duas medalhas de ouro no Paulista de natação”, relatou o atleta.
Felipe Dória Xus, também caiçara, surfista desde criança, hoje aos 40 anos se diz apaixonado pelas ondas. Após também sobreviver a um grave acidente de moto, lutou por sete anos para não amputar sua perna esquerda. Recuperada, mas com uma sequela que impossibilitou continuar a surfar em pé, adaptou-se ao Waveski Surf para continuar a viver em busca das ondas perfeitas e conectado as energias da natureza. “Hoje sou campeão mundial do waveski adaptado, tricampeão brasileiro de Waveski e atual vice-campeão sul-americano de Surf Adaptado”, destaca o paratleta também cheio de orgulho.