Terminou esta semana a segunda Campanha de vacinação contra Brucelose Bovina, realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).
Neste segundo semestre foram vacinadas 49 bezerras, em sete propriedades rurais. A campanha contra brucelose é feita em dose única e a vacina é aplicada por uma médica veterinária disponibilizada pela Prefeitura.
Para o produtor, Mauro Andrade da Silva, que tem propriedade no Rio Claro, esse apoio prestado pela secretaria é fundamental. “Essa é uma vacina obrigatória, sem ela não podemos seguir com a produção e antes nós tínhamos muita dificuldade em trazer um veterinário de fora até nossa propriedade. Hoje a secretaria nos ajuda com a documentação, vacina e dão todo apoio que precisamos. Isso é muito importante para nós”, destacou.
Os serviços veterinários da Prefeitura são oferecidos para pequenos produtores pecuaristas de Caraguatatuba devidamente cadastrados na SMAAP, em duas campanhas anuais. A vacinação é realizada uma única vez e é específica para bezerras do sexo feminino, com idade entre 3 a 8 meses. É proibido vacinar fêmeas acima de oito meses e machos de qualquer idade.
Esta vacina só pode ser aplicada sob a responsabilidade de médicos veterinários cadastrados na Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
A brucelose é uma doença transmissível ao ser humano além de ocasionar consideráveis perdas econômicas devido à ocorrência de abortos no rebanho bovino e consequentemente queda na produção de leite.