Diretora do órgão explica que somente poderá autuar a Sabesp se receber reclamações protocoladas
O Procon de Ilhabela reiterou que está à disposição da população para protocolar reclamações contra a Sabesp devido a falta d´água registrada nesta semana em alguns trechos altos de bairros do arquipélago. O órgão reafirmou a posição de atender aos munícipes após perceber algumas reclamações de moradores do Reino em redes sociais.
Procurado pela Administração Municipal sobre as reclamações da comunidade, a diretora Gabriela Pinho explicou que o Procon se mantém à disposição, mas que até a sexta-feira (9), ainda não havia recebido nenhuma reclamação oficial contra a Sabesp, concessionária do serviço de fornecimento de água na cidade. Por esse motivo o órgão ampliou divulgação de sua prontidão em receber todos os reclamos da população contra esse e demais prestadores de serviços, seja nas áreas de energia elétrica, telefonia, entre outros. “É importante que a população protocole as reclamações para tomarmos as providências cabíveis contra as empresas prestadoras dos serviços públicos, entre outros”.
Gabriela enfatizou, também, que o Procon somente pode autuar e multar a concessionária se os usuários registrarem reclamações formais, mas antecipou que pedirá oficialmente informações à Sabesp sobre o que ocorreu. “Essa semana vamos protocolar ofício no órgão e avaliar as providências cabíveis”.
O Procon e a Sabesp foram acionados pela Administração Municipal por determinação do prefeito Márcio Tenório, após conhecimento de questionamentos existentes nas redes sociais. Apesar da falta de reclamações oficiais no Procon, a Sabesp divulgou um comunicado, na sexta-feira (9), reconhecendo problemas registrados em alguns pontos durante a chuvosa semana.
De acordo com esse comunicado, a falta de água ocorreu na parte alta dos bairros por causa da chuva e problemas com energia elétrica. “Em função das fortes chuvas ocorridas nas últimas 24 horas, alguns pontos localizados em cotas elevadas em Ilhabela ficaram com as redes distribuidoras de água despressurizadas. Choveu 200 mm nas últimas 48 horas, além dos picos de energia elétrica que acabaram por comprometer a produção de água pelas estações de tratamento em função do excesso de cor e turbidez da água”, comunicou a estatal na última sexta-feira (9).
A nota da concessionária também prometia regularização do abastecimento. “Quase 100% dos imóveis já tiveram seus sistemas restabelecidos. A previsão é de que nas próximas 12 horas tenhamos os sistemas restabelecidos gradativamente para os imóveis localizados em pontos elevados”.
A Sabesp também reiterou a importância da população ter o cuidado de instalar caixas d’ água e adequar as existentes ao tamanho do consumo familiar. “Recomenda-se, nesse momento, o uso racional de água. Muitas ocorrências de falta de água decorreram também de reservatórios domiciliares subdimensionados ou até mesmo ausência destes. Equipes técnicas e operacionais da Sabesp estão trabalhando 24 horas ininterruptamente para minimizar essas ocorrências”, finalizou a nota.