O Programa Praia Acessível, de Caraguatatuba, recebeu no sábado (15/12) 80 pacientes do projeto Acreditando – Recuperação Neuromotora, Saúde e Bem Estar, com sede no bairro Saúde, em São Paulo.
O Acreditando é um Centro de Recuperação Neuromotora que oferece um tratamento intensivo a todos que tiveram uma lesão medular e outras lesões neurológicas e estão em busca de uma terapia diferenciada e específica, no intuito de recuperar o déficit motor.
A visita ao município foi intermediada pelos fundadores do espaço, Fernanda Fontenele, 31 anos, e Felipe Costa, 30 anos, que são cadeirantes, com o coordenador do Praia Acessível, Neyllor Rodrigues Martins.
“Sempre fazemos vivências com nossos clientes. Viajamos bastante. Soubemos sobre o programa em Caraguatatuba e viemos conhecer. Gostei da infraestrutura e do acolhimento”, disse
Fernanda.
A paciente, Fernanda Tahagui, 40 anos, há 20 anos não ia à praia. “Muito boa essa sensação de estar na praia novamente. Achei a estrutura para nos receber muito boa”, afirmou.
Outra que também não ia à praia há um ano após o acidente de moto que a deixou sem os movimentos da perna, foi a professora aposentada, Ana Paula Duarte Soares, 53 anos, que veio acompanhada do marido, Robson.
“Fico feliz em saber que a cidade promove a conscientização de tornar a praia acessível para as pessoas com deficiência. Muito agradável estar aqui”, declarou.
Além do banho assistido por monitores com formação em Educação Física, que auxiliam as pessoas com deficiência ou limitações e idosos a entrarem no mar com as cadeiras anfíbias, coletes salva-vidas e boias em cadeiras anfíbias, o projeto também oferece: vôlei sentado/adaptado; surf adaptado; handbikes; bicicleta dupla, frescobol adaptado, dominó, peteca e xadrez, damas, aula de alongamento e dança.
Os participantes também tiveram a oportunidade de experimentar o Kit Livre, um equipamento motorizado que possui a função de transformar a cadeira de rodas em um triciclo motorizado elétrico, com o auxílio de representantes da empresa Livre.
Serviço – Praia Acessível, Avenida da Praia, entre a pista de skate e o Espaço Aventura. Funcionamento de sexta sábado, das 8h30 às 16h30.