de semana de janeiro
Dados divulgados pela Prefeitura de Caraguatatuba apontam que a cidade recebeu, entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, cerca de 500 mil turistas, 100 mil a mais que a previsão inicial.
No período, pelo menos 200 mil veículos circularam pelas ruas e avenidas da cidade, bem como passaram pela Rodovia Rio-Santos (SP-55).
Segundo a Associação de Hotéis e Pousadas (AHP), no Natal, a taxa de ocupação dos cerca de 8 mil leitos foi de 80%, subindo para 96% na semana do Ano Novo.
Ainda de acordo com a AHP, a média de ocupação no final de semana de 4 a 6 de janeiro foi de 93,8%, considerado alto para o período.
“Foi um dos melhores movimentos dos últimos anos e a ocupação só começa a baixar depois do dia 15. O sol ajudou muito este ano”, destaca Thiago Fabrette, presidente da Associação de Hotéis e Pousadas.
A previsão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba é de que 1 milhão de pessoas passem pela cidade até o Carnaval.
Coleta de Lixo e Seletiva
Com o aumento de turistas, esquemas especiais precisaram ser feitos para a coleta de lixo domiciliar e a coleta seletiva.
Enquanto em anos anteriores, o pico de coleta de lixo foi 260 toneladas/dia. Na semana passada, a Secretaria de Serviços Públicos registrou um pico de 430 toneladas/dia.
Ao todo, 10 caminhões foram disponibilizados e houve um reforço de coleta nos bairros do Porto Novo, Indaiá, Aruan e toda a região Norte (Jetuba, Massaguaçu, Cocanha e Tabatinga).
Já a coleta seletiva recolheu cerca de 30 toneladas de recicláveis entre o Natal e Ano Novo, utilizando três caminhões pela manhã e três à noite em diferentes bairros.
Policiamento
Um total de 214 policiais militares trabalham durante a Operação Verão em Caraguatatuba, se juntando aos policiais da Atividade Delegada.
Segundo dados divulgados pela 2ª Cia da Polícia Militar, entre os dias 24 dezembro e 1º de janeiro foram registrados quatro flagrantes de tráfico de drogas, quatro armas apreendidas, três flagrantes por porte de entorpecentes, 8 toneladas de drogas apreendidas e 17 pessoas presas. Foram localizados ainda três veículos.
Em relação ao monitoramento de praias, foram registrados dois casos de afogamento, segundo o Salvamar Paulista, ligado ao Corpo de Bombeiros.
O primeiro deles, um jovem de 21 anos de São Paulo veio a óbito na praia da Martim de Sá após ingestão de bebida alcoólica.
O segundo caso, um menino de 6 anos continua internado após se afogar em uma piscina de condomínio no bairro Massaguaçu. A criança é da cidade de São Paulo.