#PraCegoVer: Vista aérea da construção do CAPS-AD do Perequê Mirim. Ao fundo um conjunto habitacional com centenas de casas (Foto: Cláudio Gomes)
A cidade de Caraguatatuba ganhará no segundo semestre deste ano duas unidades do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
A maior delas está localizada no bairro do Perequê-Mirim, na região Sul da cidade e está sendo construída perto da futura UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sul. Será uma unidade de CAPS-AD (Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas).
São investidos no local cerca de R$ 2 milhões, através de verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A conclusão está prevista para julho deste ano.
O local receberá consultas médicas, Centro de Convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes. Estão previstos espaço de acolhimento, banheiro adaptado feminino e masculino, sala de atendimento individualizado, sala de medicação, sala de arquivos, posto de enfermagem, sala administrativa, sala de reuniões, refeitório, convivência, cozinha, vestiário, rouparia, almoxarifado, sala coletiva, depósito de resíduos e sala de expurgo.
O CAPS-AD será voltado aos pacientes da região Sul atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Com a entrega do prédio, os pacientes não precisarão mais se deslocar até o centro da cidade.
CAPS Sumaré
Já no bairro do Sumaré, está sendo construído o CAPS II e o local receberá consultas médicas, Centro de Convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes.
A construção ocorre em um terreno doado pela Prefeitura e será um anexo da UBS do Sumaré que foi entregue no passado, graças também a parceria com o Governo do Estado.
O local será referência para tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais considerados severos, bem como depressões graves.
O investimento é de R$ 4,5 milhões, porém os valores já incluem a obra do CAPS II e a UBS do Sumaré já entregue.