Nesta segunda-feira e terça-feira (18 e 19/02), o bairro Ipiranga foi foco de bloqueio mecânico e nebulização por parte dos agentes de controle de zoonoses da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba. O motivo da ação foi a confirmação de um caso positivo no bairro. Mediante a constatação, foram vistoriadas a casa da vítima e residências no raio de 150 metros, com aplicação de inseticida.
No bairro Gaivotas, nesta quarta-feira (20), a equipe realiza bloqueio mecânico, que vistoria a casa da vítima e a vizinhança em até 150 metros de distância com a retirada de supostos criadouros.
A mesma ação é realizada no bairro Olaria, também nesta quarta, após a constatação de um caso positivo. Na quinta-feira (21), será a vez do bairro Ponte Seca, onde há um caso confirmado e um suspeito.
No sábado (23), os prédios públicos de todas estas áreas trabalhadas, que não puderam ser nebulizados durante a semana, tais como escolas, passarão também por nebulização.
O coordenador do CCZ, Ricardo Fernandes, destaca que apesar das ações da Prefeitura de Caraguatatuba, muitos criadouros do Aedes Aegypti ainda são encontrados durante as vistorias. “É importante que a população faça uma vistoria ao menos uma vez por semana no imóvel para eliminar objetos inservíveis, que tenham água limpa e parada, com possibilidades de virar criadouros”, afirma.
Até a última segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde registrou oito casos positivos de dengue no município. Destes casos, dois positivos foram confirmados no bairro Martim de Sá e os demais nos bairros Barranco Alto, Ipiranga, Ponte Seca, Jardim Gaivotas, Travessão e Olaria.