O Auditório da Secretaria de Educação de Caraguatatuba recebe na próxima quinta-feira (04/04), a aula inaugural do Projeto Samuzinho nas Escolas, às 10h. O projeto é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação. A aula inaugural terá como foco a apresentação do projeto aos coordenadores e gestores da Saúde, Educação e Comunicação.
O trabalho será efetivado em todas as escolas municipais, inicialmente, com alunos do 6º ano. A equipe do projeto Samuzinho realizará sua primeira atividade em sala de aula no dia 05 de abril na EMEF Prof. Antônia Antunes Arouca no bairro Massaguaçu no período da manhã. O projeto também capacitará crianças nas ações de cidadania e solidariedade ao próximo.
O coordenador do Samu Caraguatatuba, o médico Arthur Aranha, explica que o objetivo do Projeto Samuzinho nas Escolas é repassar informações ao público infantil sobre os serviços de urgência e emergência, o Samu 192; a prevenção de acidentes, como agir em caso de urgência doméstica; além da importância de não praticar trotes e conscientizá-los sobre o uso adequado da linha 192. Os alunos ficarão capacitados a auxiliarem e contribuírem no atendimento de uma urgência caso deparem-se com um situação deste tipo.
Os estudantes receberão orientação sobre o que é; como funciona e quando chamar o Samu, por meio de oficinas, vídeos educativos e palestras interativas, buscando a conscientização dos alunos sobre o uso adequado da rede 192.
Segundo informações da Secretaria de Saúde de Caraguatuba, a equipe que irá atuar no treinamento é formada por uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e dois condutores socorrista – todos profissionais do Samu Caraguatatuba.
Escolas municipais que receberão o Projeto Samuzinho nas Escolas:
EMEF Prof. Maria de Souza Castro (Jetuba);
EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (Casa Branca);
EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá);
EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’alva);
EMEF Prof. Maria Aparecida de Carvalho (Tinga);
EMEF Prof. Maria Moraes de Oliveira (Gaivotas);
EMEF Prof. Ricardo Luques S. Serra (Praia Palmeiras);
EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio (Porto Novo);
EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Perequê);
EMEF Prof. Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê). Término em novembro/2019 seguindo o calendário escolar.