Foto: Divulgação / PMI
Poder público, sociedade civil e trade turístico se unem para conhecer o modelo de gestão do turismo da cidade
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, participa de uma Missão Empresarial em Gramado junto com membros da sociedade civil, entre segunda (18) e quinta-feira (21).
A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul (RS), é um dos destinos turísticos mais conhecidos no Brasil e apesar de ser famosa pela temporada de inverno, o turismo vai na contramão da sazonalidade, com eventos que acontecem durante todo o ano, promovidos pela Gramadotur, uma Autarquia de Turismo e Cultura, com iniciativa da Prefeitura Municipal. “Nós estamos indo conhecer o case de Gramado, gerido principalmente pela iniciativa privada, que desonera o poder público, e passa a ter mais responsabilidade sobre os objetivos de manter o fluxo turístico na cidade. A importância disso é a gente saber como Gramado chegou neste grau de excelência para trazer isto para nossa realidade”, afirma o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (Acei), Rafael Moraes.
O objetivo é proporcionar à comitiva de Ilhabela a troca de experiências com empresários do setor de turismo de Gramado, destino que é uma referência no turismo brasileiro, seja pela realização de eventos, pela organização administrativa, ou pela inter-relação entre poder público e iniciativa privada no tocante ao desenvolvimento turístico da cidade. A comitiva é composta por dois representantes do poder público e dez membros da sociedade civil organizada e do trade turístico, entre eles comércio, serviços, restaurantes e hotéis, além de representantes do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (Acei) e Associação Amigos de Bairro.
Entre as atividades da Missão Empresarial estão workshops e reuniões com importantes entidades do setor, como a Gramadotour; Abrasel (representante do segmento de bares e restaurantes); Convention & Visitors Bureau; Visão (agência que congrega as principais entidades representativas de associados); Sindetur (Representante Hotéis e Parques da Região das Hortênsias); Ministério Público e Prefeitura de Gramado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, destaca a importância do envolvimento do empresariado e sociedade civil de Ilhabela nesta missão técnica, uma vez que para fortalecer o turismo local é necessário criar sinergia entre estes diferentes atores e o poder público. “Que esta Missão Empresarial seja aproveitada para que tragamos muito conhecimento e bons exemplos de parceria e gestão do turismo para sermos realmente os agentes transformadores do turismo local, contribuindo para que Ilhabela seja o melhor destino de natureza do Brasil”, disse Fazzini.
Tecnicamente este tipo de viagem é conhecida como benchmark, através da qual são buscados exemplos de excelência, permitindo a comparação com as atividades aqui desenvolvidas, proporcionando o estreitamento de relacionamento entre as duas cidades e a assimilação de boas práticas para o desenvolvimento do turismo em Ilhabela.
O prefeito Márcio Tenório enfatiza que viagens de benchmark estão previstas no Planejamento Plurianual (PPA 2018-2021), e afirma que a aproximação com a cidade de Gramado e o envolvimento do trade local são de extrema importância para Ilhabela. “Essa é uma grande oportunidade de promover mais avanços para o segmento turístico na cidade. Estamos incentivando a participação popular e assim caminhando para um turismo mais sustentável ecológica e economicamente”, conclui.