A Prefeitura de São Sebastião informa que até o momento foram notificados 716 casos suspeitos de dengue em 2019. Deste total, 667 tiveram resultados negativos e foram descartados, e 49 casos foram positivos.
Diariamente a Vigilância Epidemiológica mantém ações de monitoramento dos casos positivos da doença e dos locais com maior índice de infestação do vetor. Com ações como essa é possível identificar rapidamente um aumento significativo de casos por bairro, o que gera possibilidade de programar ações de bloqueio rapidamente.
O bloqueio inclui vistoria em imóveis para identificação e remoção de criadouros e aplicação de inseticida para eliminação dos mosquitos adultos em um raio de 150 metros do local onde foi encontrado o caso positivo.
A Prefeitura conta com uma novidade para a área assistencial, um teste rápido para casos suspeitos de dengue, disponível em todas as unidades básicas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, o resultado do teste fica pronto em 15 minutos, mas funciona apenas para pessoas que estejam nos três primeiros dias de início dos sintomas, quando é considerada fase aguda. Fora desse prazo é preciso realizar o exame de sangue convencional, que é enviado para o Instituto Adolfo Lutz e fica pronto de 15 a 20 dias. De qualquer forma o paciente já é tratado como um caso de dengue.
O Governo Municipal reforça a importância da população fazer o descarte correto do lixo, e vistoriar, nas residências os locais que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti.