A nova gestão do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) de Caraguatatuba tomou posse nessa segunda-feira (15/04) para o biênio 2019-2021. As conselheiras foram eleitas por meio de voto direto no mês de janeiro.
A cerimônia ocorreu na sala de reuniões do Banco Municipal de Alimentos, no bairro Jardim Britânia e contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar; do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes e da equipe técnica da pasta.
A bancada é composta por representantes femininas da Sociedade Civil e do Poder Público. As funções de conselheiras, assim como a de presidente e mesa diretora, não são remuneradas, mas, consideradas como serviços relevantes à comunidade. A primeira reunião da nova gestão será realizada ainda neste mês.
Para a vice-presidente da gestão 2017-2019, Mirian Moreirão, o Conselho serve para abrir a visão das mulheres, para que elas lutem pelos seus direitos. Mirian ressalta que muitas mulheres não conhecem os seus direitos e, também, desconhecem o Conselho. “Isso é muito ruim, temos que ter mais representatividade!”, afirmou.
Ao menos uma vez no mês, as conselheiras se reúnem para formular diretrizes e estimular, em todos os níveis da administração direta e indireta, atividades que combatam a discriminação contra a mulher e promovam sua plena integração na vida socioeconômica e político-cultural.
Além disso, o Conselho desenvolve também estudos e pesquisas sobre o tema, organiza encontros e participa de eventos municipais e nacionais – como a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A sede dos Conselhos fica na Avenida Rio Grande do Sul, 325 – Jardim Primavera.