O curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, promovido mensalmente pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Banco de Alimentos, formou mais uma turma nesta terça-feira (09/04), no auditório Profª Maristela de Oliveira, na Fundacc – Centro.
A oficina ministrada pela nutricionista Paula Almeida teve cerca de 90 participantes e abordou assuntos como higienização das mãos; o que é proibido quando manusear o alimento; boas condutas; tipos de contaminação; a importância dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual, entre outras abordagens.
A nutricionista conta que o curso atingiu todas as suas expectativas quanto ao número de participantes e a interação do público com os diversos temas. “Eu gosto muito de abrir para perguntas; se não tem interação com perguntas fica muito maçante”, afirmou.
Paula destacou ainda a importância da participação dos proprietários de restaurantes e quiosques no curso. “Gostaríamos de contar também com esse público, assim se tornariam multiplicadores dentro do seu próprio estabelecimento”, disse a nutricionista.
Aline Oliveira Viana, de 26 anos, é encarregada de produção e ficou sabendo do curso pela página oficial da Prefeitura de Caraguatatuba. “Foi uma novidade pra mim; como manusear e ter o cuidado com o alimento”, contou. Aline trabalha com fabricação de salgados e, para ela, tudo que aprendeu foi muito importante. Ela quer levar outros funcionários da empresa onde trabalha para a próxima capacitação.
A aposentada Vera Reis, de 59 anos, que participou pela primeira vez do curso, achou a abordagem bem completa e vai levar o que aprendeu para dentro de casa. “Sempre quis aprender as práticas de cuidado com o alimento, porque é muito importante pra nossa vida”, disse.
A capacitação é importante para todos que possuem contato com alimentos e, também, dá direito ao certificado, que é uma exigência da Vigilância Sanitária do município e deve ser renovado todo ano.