Na noite de terça-feira (09/04), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve reunido com cerca de 60 moradores do bairro Pegorelli, Região Sul da cidade, na sede da Associação de Moradores (AMBAP), para falar sobre as diversas obras que estão sendo implantadas no bairro e tratar das reivindicações feitas pela comunidade.
O encontro foi realizado atendendo a pedido dos próprios moradores, que tiveram a oportunidade de conversar não só com o prefeito, mas também com vários secretários.
Foram mais de duas horas de bate-papo em que o prefeito Aguilar Junior fez questão de responder os questionamentos e falar sobre os trabalhos que vem sendo realizados no bairro e em toda a região Sul.
“Vou às reuniões com o coração aberto. Cresci no Pegorelli e sei que aqui ainda há muita coisa a ser feita e vamos fazer. E para isso, conto com a participação da comunidade, porque é assim que eu acredito que podemos trabalhar: juntos”, destacou.
Uma das questões tratadas na reunião foi a necessidade de melhorias nas principais vias de acesso ao bairro.
Segundo os moradores, o mau estado de conservação das avenidas é devido ao trânsito de caminhões que trabalham nas obras do Contorno. Aguilar Junior se comprometeu a entrar em contato com a Dersa, responsável pelas obras, para reivindicar a recuperação das vias.
Outra reivindicação foi o aumento do número de médicos nas UBS’s, o que o prefeito aproveitou para anunciar que o Pegorelli e o Perequê Mirim serão os primeiros bairros a receber uma carreta que fará atendimento móvel de casos médicos de média complexidade, o que ajudará a agilizar o atendimento.
Obras e benfeitorias
Diversas obras em andamento na região foram citadas pelo prefeito, entre elas, o CEI/EMEI Pegorelli para 240 crianças que será entregue no ano que vem; as obras de drenagem em toda a região Sul, que minimizarão os problemas de enchentes e alagamentos e que estão custando aos cofres públicos cerca de R$ 6 milhões; UPA Região Sul, que será entregue até o final de julho; o Centro de Atendimento Psicossocial-Álcool de Drogas (CAPS-AD); o sistema de esgotos do Pegorelli, que será iniciado ainda este ano, com um investimento de aproximadamente R$ 32 milhões; o Anel Viário Travessão/Pegorelli; o pedido de descongelamento do loteamento Reinaldo Honório junto ao Ministério Público para regularização fundiária; a entrega de 120 títulos de regularização do loteamento Habitar Brasil, entre outras.
Alerta contra a dengue
A oportunidade também foi válida para que o prefeito chamasse a atenção de todos para a guerra contra a dengue. “É um momento em que todos nós devemos estar atentos ao nosso próprio espaço, nosso quintal, nossa casa. Não devemos deixar água empoçada. Devemos ficar alertas para evitar criadouros de mosquito. A luta não é só da prefeitura e não é só da população. É de todos juntos”.
Participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão PM Campos Junior, além dos secretários Hugo Bernardes (Serviços Públicos), Jonas Fontes (Desenvolvimento Social e Cidadania), Leandro Borella (Obras Públicas), Amauri Toledo (Saúde), Malu Baracat (Comunicação) e Marcel Giorgeti (Meio Ambiente, Agricultura e Pesca).