Fotos: Lucas Camargo/PMC
Alunos da EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – CIDE Tinga realizaram nesta segunda-feira (27/05), o plantio de 14 espécies de árvores nativas em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, celebrado na mesma data.
Foram plantadas mudas de Cambuci, Ipê Amarelo, Aroeira, Manacá da Serra, entre outras. As mudas são provenientes do viveiro municipal.
O vice-diretor Robson Nascimento explicou que “no Brasil temos apenas 7% da Mata Atlântica e, por esse motivo, precisamos agir e debater a conservação ambiental com as crianças”.
Elton Carlos Pedrozo, diretor da unidade escolar, explica que a atividade de plantio é parte de um amplo trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos dentro e fora da sala de aula. “Eles estudaram a história, clima, fauna, flora dentre outros assuntos que foram agregados ao tema”, disse.
Um exemplo é o trabalho realizado pela professora Samanta Alves Felipe, que desenvolveu com os alunos uma receita de bombons recheados com cambuci. “Além de conhecimentos de gastronomia, o maior ensinamento foi com relação ao empreendedorismo, pois as crianças realizaram a venda dos bombons e reverteram fundos para a própria escola”, disse ela.
Muito animado, o estudante Arthur Teixeira de Sá, de 13 anos, participou das atividades e disse “Quando a gente planta uma árvore ou cuida dela, nós estamos cuidando do meio ambiente e de nós mesmos. Porque as árvores ajudam a gente a respirar. São como amigas. A gente as ajuda e elas ajudam a gente”.
Dia Nacional da Mata Atlântica
O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado anualmente em 27 de maio. Esta data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, com aproximadamente 70 milhões de anos.
A atual condição da Mata Atlântica é bastante preocupante. Estima-se que exista apenas 7% do bioma natural, sendo o restante devastado com o processo de crescimento dos grand