O Dia da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. Para lembrar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove caminhada com saída do Caps Caraguatatuba, às 9h, em direção à Praça Candido Mota nesta terça-feira (28/05).
Na quarta-feira (29/05), será realizado o evento Miss e Mister Caps, no Caps Caraguatatuba. Ainda na quarta-feira, às 15h30, haverá o baile de encerramento. Toda a programação será voltada a pacientes e familiares. No dia 28, também haverá aula de Zumba, às 14h30, e bingo recreativo, às 15h30, ambos no Caps Caraguatatuba.
O movimento da Luta Antimanicomial é caracterizado pela luta a favor dos direitos das pessoas com sofrimento mental. A luta combate à ideia de que se deve isolar o paciente com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos. Este movimento quer mostrar que estes pacientes têm o direito fundamento à liberdade; direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidados dignos sem que para isto tenham que abrir mão de sua liberdade e de seu lugar em sociedade.
Centro de Atenção Psicossocial (Caps)
O atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Caraguatatuba acontece de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Atualmente, 2.443 pacientes são atendidos no local por mais de 20 funcionários.
Entre os profissionais envolvidos no atendimento estão quatro médicos psiquiatras; uma nutricionista; uma psicóloga; três terapeutas ocupacionais; três enfermeiras; cinco técnicos e auxiliares de enfermagem,; um assistente social; quatro administrativos; um motorist; uma educadora física e três funcionários na equipe de apoio, tais como vigia, auxiliar de serviços gerais e limpeza.