Cerca de 500 soldados do Exército Brasileiro participam do adestramento militar em São Sebastião

Crédito: Luciano Vieira | PMSS

O Exército brasileiro está em São Sebastião realizando o “Exercício Anhanguera 2019”, que consiste no adestramento da tropa para atuação em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O treinamento que segue até amanhã, conta com inúmeras situações-problema criadas pela direção do Exercício, que exigirão dos militares alto grau de profissionalismo, conhecimento técnico e tático, além de rígidos procedimentos de segurança.

O exercício também ocorre nas outras cidades do Litoral Norte, envolvendo no total cerca de 1.800 militares. A ação envolve, ainda, integrantes de forças auxiliares, como a Receita Federal, Polícia Federal e Guardas Municipais.

De acordo com o informe militar, o exercício visa desenvolver ações que buscam reestabelecer a Ordem e a Paz Social, restaurar a Situação de Normalidade da Segurança Pública local, atuando na diminuição dos índices de criminalidades e na prevenção da ocorrência de diversos delitos.

Para atingir o seu objetivo, a tropa realiza o patrulhamento motorizado e a péconstantemente em regiões de grande ocorrência de crimes, além da execução de Postos de Bloqueio e Controles de Vias (PBCV).

A manutenção da segurança de Estruturas (instalações) Essenciais para a Comunidade e de importância para a Economia Regional e Nacional, também são atividades realizadas com o emprego da tropa, por meio da ocupação dos Postos de Segurança Estáticos (PSE).

Ainda neste contexto, são executadas Operações de Busca e Apreensão (OBAem cumprimento a mandados expedidos por Ordem Judicial, bem como as Operações de Controle de Distúrbios (OCD) e Operações de Reintegração de Posse em locais onde ocorrerem aglomerações e manifestações consideradas ilegais por autoridade judiciária competente.

A atividade ainda proporciona a aproximação do Exército Brasileiro com as comunidades locais, por meio de Ações Cívico-Sociais nas Áreas de Operações, para a recuperação de instalações públicas, como por exemplo, na ação de “mutirão de manutenção”, realizada na Escola Municipal Henrique Botelho, na última segunda-feira (20/05).

Compartilhar

Arquivos