Caraguatatuba oportuniza gratuitamente mais um curso de qualificação profissional por meio do Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Senai. A Unidade Móvel instalada na Praça do Caiçara, no Centro, ofertará a partir desta terça-feira (14/05), o curso de Padeiro.
Em um ambiente equipado para oferecer o que há de mais moderno, os 15 alunos selecionados sairão aptos para inserção no mercado de trabalho, com qualidade e preparados para o novo padrão de padarias e confeitarias. Também aprenderão a manusear maquinários e equipamentos.
Segundo a instrutora do Senai-Campinas, Simone Campos dos Santos, a qualificação em Padeiro é uma das mais procuradas e que mais exige dedicação do aluno. “Neste um mês, será ensinado 50 tipos de pães, sendo 30% de teoria, e o restante prática”, explicou.
A instrutora ainda acrescenta que os participantes irão manipular 20 kg de massa, com manuseio de masseira, modeladora, balança, tudo a nível industrial e não artesanal, quando é feito em casa. “O aluno formado sairá pronto para atuar em padarias, supermercados, confeitarias. Atualmente é uma área muito procurada, pois exige técnica e treinamento”, conta Simone.
O curso encerrará no dia 12 de junho, sendo realizado das 13h às 22h. O objetivo é desenvolver competências para a profissão de padeiro, com a fabricação de pães e similares e o aprendizado de normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade.